Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Senador Acir apoio instalação de polo de informática em GM


 
O senador Acir Gurgacz fez uma visita nesta terça-feira (2/5) ao Conselho Deliberativo do Sebrae, quando foi convidado a apoiar a instalação de um polo de fabricação e comercialização de produtos de informática em Guajará-Mirim com incentivos da Zona de Livre Comércio do município (ZLCGM), cujo estatuto não permite benefícios para a montagem e comercialização destes equipamentos, demandando, portanto, uma alteração na lei de sua criação. O senador se mostrou favorável ao pleito e assegurou “que fará o que for possível para atender à reivindicação do município”.

Também foi solicitado ao senador que atue para a diminuição dos juros cobrados nos financiamentos feitos com recursos dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), Centro-Oeste (FCO) e Nordeste (FNE). “Estes fundos foram criados para incentivar a economia, mas requerem juros muito altos, que giram em torno de 8% a 10%, enquanto o BNDS, por exemplo, cobra juros de 4,5%”, explicou o representante do Sindiextrativas, Paulo Honorato.

Acir Gurgacz ressaltou durante a reunião que Guajará-Mirim paga um preço alto pelo papel que exerce, de guardião da floresta em Rondônia, já que 93% do seu território são ocupados por áreas de preservação e terras indígenas, impossibilitando o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Sem esta alternativa, o município necessita desenvolver a indústria e o comércio para gerar emprego e renda para a população.

“Sei que encontraremos dificuldades para alterar as atribuições da Zona de Livre Comércio do município, porque vamos mexer com interesses de outros centros comerciais, como Manaus, no Amazonas, mas é justo que Guajará consiga este benefício, já que está dando a sua parte de sacrifício, não só por Rondônia, mas por todo o Brasil, com a conservação das florestas que estão no seu território”, disse o senador.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi/RO), Leonardo Sobral, “a bancada de Rondônia em Brasília está muito bem representada e temos que aproveitar este bom momento para atender a esta justa reivindicação dos empresários e da população da chamada ‘Pérola do Mamoré”.

“Os produtos de informática movimentaram R$ 750 milhões em 2010 em Rondônia, segundo dados da Fecomércio, e a montagem destes equipamentos exige poucos investimentos, permitindo uma boa opção para pequenos empresários. Além disso, o acesso a produtos de informática com baixos preços poderá dar um impulso ao comércio e ao turismo de Guajará”, explica o presidente da Fecomércio, Raniery Coelho.

A implantação de um polo de informática em Guajará-Mirim é uma reivindicação da Associação Comércial de Guajará Mirim, que conta com o apoio da prefeitura e ganhou um aliado no setor produtivo de Rondônia, o qual está trabalhando de forma articulada pelo desenvolvimento da economia do Estado. O senador Gurgacz foi recebido no Sebrae pelos presidentes das federações da Agicultura e Pecuaria (Faperon ),Francisco Cabral, do Comércio (Fecomércio), Raniery Coelho, Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Joana Joanora das Neves, e das Associações Comerciais de Rondônia (Facer), Marcito Pinto, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) de Rondônia, Leonardo Sobral, o superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira, e o representante do Sindiextrativa, Paulo Honorato, todos unidos em torno da reivindicação da população de Guajará-Mirim.

Fonte: Ana Aranda DRTRO/016

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)