Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Senador Acir apoio instalação de polo de informática em GM


 
O senador Acir Gurgacz fez uma visita nesta terça-feira (2/5) ao Conselho Deliberativo do Sebrae, quando foi convidado a apoiar a instalação de um polo de fabricação e comercialização de produtos de informática em Guajará-Mirim com incentivos da Zona de Livre Comércio do município (ZLCGM), cujo estatuto não permite benefícios para a montagem e comercialização destes equipamentos, demandando, portanto, uma alteração na lei de sua criação. O senador se mostrou favorável ao pleito e assegurou “que fará o que for possível para atender à reivindicação do município”.

Também foi solicitado ao senador que atue para a diminuição dos juros cobrados nos financiamentos feitos com recursos dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), Centro-Oeste (FCO) e Nordeste (FNE). “Estes fundos foram criados para incentivar a economia, mas requerem juros muito altos, que giram em torno de 8% a 10%, enquanto o BNDS, por exemplo, cobra juros de 4,5%”, explicou o representante do Sindiextrativas, Paulo Honorato.

Acir Gurgacz ressaltou durante a reunião que Guajará-Mirim paga um preço alto pelo papel que exerce, de guardião da floresta em Rondônia, já que 93% do seu território são ocupados por áreas de preservação e terras indígenas, impossibilitando o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Sem esta alternativa, o município necessita desenvolver a indústria e o comércio para gerar emprego e renda para a população.

“Sei que encontraremos dificuldades para alterar as atribuições da Zona de Livre Comércio do município, porque vamos mexer com interesses de outros centros comerciais, como Manaus, no Amazonas, mas é justo que Guajará consiga este benefício, já que está dando a sua parte de sacrifício, não só por Rondônia, mas por todo o Brasil, com a conservação das florestas que estão no seu território”, disse o senador.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi/RO), Leonardo Sobral, “a bancada de Rondônia em Brasília está muito bem representada e temos que aproveitar este bom momento para atender a esta justa reivindicação dos empresários e da população da chamada ‘Pérola do Mamoré”.

“Os produtos de informática movimentaram R$ 750 milhões em 2010 em Rondônia, segundo dados da Fecomércio, e a montagem destes equipamentos exige poucos investimentos, permitindo uma boa opção para pequenos empresários. Além disso, o acesso a produtos de informática com baixos preços poderá dar um impulso ao comércio e ao turismo de Guajará”, explica o presidente da Fecomércio, Raniery Coelho.

A implantação de um polo de informática em Guajará-Mirim é uma reivindicação da Associação Comércial de Guajará Mirim, que conta com o apoio da prefeitura e ganhou um aliado no setor produtivo de Rondônia, o qual está trabalhando de forma articulada pelo desenvolvimento da economia do Estado. O senador Gurgacz foi recebido no Sebrae pelos presidentes das federações da Agicultura e Pecuaria (Faperon ),Francisco Cabral, do Comércio (Fecomércio), Raniery Coelho, Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Joana Joanora das Neves, e das Associações Comerciais de Rondônia (Facer), Marcito Pinto, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) de Rondônia, Leonardo Sobral, o superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira, e o representante do Sindiextrativa, Paulo Honorato, todos unidos em torno da reivindicação da população de Guajará-Mirim.

Fonte: Ana Aranda DRTRO/016

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)