Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Entre as ações, uma sensibilização voltada aos profissionais de saúde da linha de frente da pandemia


Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde - Gente de Opinião

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento social e as adaptações do que se tornou o “novo” normal, as atividades alusivas a data estão sendo realizadas de forma adaptada, evitando aglomerações e garantindo a segurança sanitária de todos.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Saúde Mental e do Núcleo Gestor de Educação Permanente (Nugep), está executando uma série de atividades voltadas para a temática de valorização da vida. Entre elas reuniões, palestras e bate papos realizados no formato virtual, para manter o distanciamento social.


Nesta sexta-feira (18), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste vai promover uma ação de conscientização entre os profissionais de saúde que atuam na unidade. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância de manter os cuidados com a saúde mental desse público, uma vez que a maioria sofreu alta carga de stress devido a atuação na linda de frente da pandemia causada pelo novo coronavírus.


Nos dias 22 e 29 de setembro, a Divisão de Saúde Mental vai promover palestras, transmitidas pelo Google Meet, para todos os servidores da Semusa. A psicóloga Francleia Correia também vai falar sobre saúde mental e valorização da vida.


Para o público externo, a Semusa mantém normalizados os atendimentos nos Centro de Atenção Psicossocial (Caps). São três unidades capacitadas para atender o público infantojuvenil, adultos e pessoas usuários de álcool e outras drogas.


A Semusa entende que é necessário falar sobre este tema para incentivar as pessoas a buscar ajuda. Deste modo, ampliando a discussão, é possível levar a mensagem sobre prevenção e cuidados com quem está sofrendo ou com as emoções abaladas, para que isso não seja um gatilho ao impulso contra a própria vida.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)