Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Entre as ações, uma sensibilização voltada aos profissionais de saúde da linha de frente da pandemia


Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde - Gente de Opinião

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento social e as adaptações do que se tornou o “novo” normal, as atividades alusivas a data estão sendo realizadas de forma adaptada, evitando aglomerações e garantindo a segurança sanitária de todos.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Saúde Mental e do Núcleo Gestor de Educação Permanente (Nugep), está executando uma série de atividades voltadas para a temática de valorização da vida. Entre elas reuniões, palestras e bate papos realizados no formato virtual, para manter o distanciamento social.


Nesta sexta-feira (18), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste vai promover uma ação de conscientização entre os profissionais de saúde que atuam na unidade. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância de manter os cuidados com a saúde mental desse público, uma vez que a maioria sofreu alta carga de stress devido a atuação na linda de frente da pandemia causada pelo novo coronavírus.


Nos dias 22 e 29 de setembro, a Divisão de Saúde Mental vai promover palestras, transmitidas pelo Google Meet, para todos os servidores da Semusa. A psicóloga Francleia Correia também vai falar sobre saúde mental e valorização da vida.


Para o público externo, a Semusa mantém normalizados os atendimentos nos Centro de Atenção Psicossocial (Caps). São três unidades capacitadas para atender o público infantojuvenil, adultos e pessoas usuários de álcool e outras drogas.


A Semusa entende que é necessário falar sobre este tema para incentivar as pessoas a buscar ajuda. Deste modo, ampliando a discussão, é possível levar a mensagem sobre prevenção e cuidados com quem está sofrendo ou com as emoções abaladas, para que isso não seja um gatilho ao impulso contra a própria vida.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)