Quarta-feira, 6 de junho de 2018 - 05h04
Para fomentar o potencial das cidades gêmeas, Guajará-Mirim e Guayaramerín, a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) promove no próximo dia 20 o Seminário de Integração Brasil Bolívia, que acontecerá no município rondoniense de fronteira com a cidade boliviana, pertencente ao departamento do Beni.
Segundo a assessora executiva de gabinete da Sedi, Geane Barros, a ideia para que o município, considerado Cidade Verde desde 2009, recebesse incentivo a investimentos partiu de tratativas entre o estado e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), por se tratar de uma zona franca posicionada de frente para Guayaramerín.
“Nós temos um grande mercado para a instalação de indústrias e novas empresas em Guajará. Então estimamos a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre autoridades e empresários, onde teremos a apresentação dos representantes da Suframa, sobre benefícios fiscais de áreas de livre comércio de zona franca verde, e uma equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai falar sobre as linhas de crédito destinadas às zonas francas”, explica.
A coordenação do evento espera a participação de empresários de Rondônia e da Bolívia, já que estarão sendo oferecidos o conhecimento e as oportunidades de investimentos. “A localização é privilegiada, a estrada é boa, é um município que com investimentos e indústrias funcionando no local a economia deve crescer e o comércio se expandir. A programação está sendo diagramada, o evento será na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim, e à tarde nós pretendemos fazer uma visita a uma área que a prefeitura já prevê como um distrito industrial. A integração vai esclarecer quais são os critérios e pré-requisitos para a instalação de uma empresa na cidade, já que temos interessados inclusive lá da cidade de Riberalta, na Bolívia”, conta a gerente de Fomento de Comércio Exterior, Alisângela Lima.
Alisângela enfatiza que o departamento do Beni, com a capital Trinidad, já tem um tratado de irmandade com Rondônia, e o fomento ao comércio também faz parte. “São várias ações compartilhadas como saúde e educação, que já acontecem naturalmente. A movimentação e o comércio já existem entre os dois países. O que falta é nós formalizarmos e apresentarmos ‘essa cartilha’ sobre o processo para que haja um investimento mais forte em Guajará-Mirim como é possível acontecer”, conclui. Até a próxima semana a superintendência deve divulgar a programação e o convite aos empresários rondonienses já está sendo formalizado.
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio
Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio
Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho
O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)