Porto Velho (RO) quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Semed: IV Semana Pedagógica com palestra sobre bullyng


“Vamos formar um corrente bem forte pela educação”, pede a Promotora de Justiça Dra. Yara Travalon, Curadora da Infância, Juventude e Educação, nesta quarta-feira, 01, durante a cerimônia de abertura da IV Semana Pedagógica realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Vilhena. Que ainda destaca que todos são importantes para transformar a sociedade e todos devem agir como se estivessem agindo com os próprios filhos.

Com o tema “Contribuições para uma prática educacional transformadora”, o evento reúne mais de mil educadores para iniciar as atividades do ano letivo 2012. “Esta é a primeira formação continuada. O primeiro momento onde nossa equipe se reúne para discutir, aprender mais e refletir sobre educação”, destaca José Carlos Arrigo, Secretário Municipal de Educação.

Iniciada em 2009, a Semana Pedagógica inova e atende aos pedidos de oficinas e palestras feitas pelos próprios funcionários da rede municipal de ensino. “O principal objetivo é oferecer à todos os participantes momentos de reflexão a respeito de como a ação de cada um pode contribuir para a construção de novas práticas educacionais capazes de transformar o dia a dia da escola e, consequentemente, toda a sociedade”, enfatiza Edmar dos Santos Pereira, Secretário Adjunto de Educação.

O prefeito, José Luiz Rover, destaca que o educador tem a missão de aprender para ensinar. Que o compromisso é com a escola, com os pais, alunos, fazendo sempre o melhor pela educação do município. A diretora escolar Lysania Frisselli enfatiza que o compromisso do educador é com a vida.

Palestra

Gabriel Perissé prendeu a atenção de todos ao discorrer sobre “Conflito, violência e bullyng: causas e conseqüências”, mostrando que a causa de bullyng não está somente na escola. “Uma cidade precisa se tornar educadora. E isso acontece quando há educação no trânsito, na fila do banco, por exemplo”.

Pós-doutor em Filosofia e História da Educação, Perissé chamou os presentes para reflexão sobre suas ações particulares. “Todos influenciam a todos. Todos participam”. Ainda parabenizou a cidade de Vilhena, por ter escolhido discutir sobre violência antes do início das aulas. Destacou a presença do prefeito José Luiz Rover até o final da palestra e afirmou que Vilhena está no caminho certo. Para ele, o conhecimento traz a responsabilidade.

Para finalizar sua palestra e deixar uma reflexão aos educadores presentes, o professor disse: “A violência é a grande falta de valores, de compreensão, de amor”.

Ainda nesta quinta e sexta-feira continuam as oficinas voltadas aos professores, gestores, secretários escolares e equipe de apoio.


Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Farmácia municipal irá funcionar nos finais de semana em Ariquemes

Farmácia municipal irá funcionar nos finais de semana em Ariquemes

A prefeitura do município de Ariquemes anunciou que a farmácia popular, atenderá a população também nos finais de semana, a partir do último sábado,

Cacoal: indenização para servidores da saúde que atuam no hospital de campanha foi aprovada

Cacoal: indenização para servidores da saúde que atuam no hospital de campanha foi aprovada

Durante a primeira sessão extraordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Câmara de vereadores de Cacoal, todos os doze vereadores (

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe