Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Semed inaugurará quinze novas salas de aula em escolas de Porto Velho


Semed inaugurará quinze novas salas de aula em escolas de Porto Velho - Gente de Opinião

Somadas, as novas salas atenderão mais de 500 alunos

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho inaugura, nesta sexta-feira (23/11), cinco novas ampliações na sua rede de ensino. São 15 salas de aulas recém-construídas que, juntas, atenderão mais de 500 alunos.

As salas permitirão a recepção de mais estudantes na rede pública municipal e a adequação no atendimento a estudantes de extensões que vão ser extintas, a exemplo da Escola Sementinha de Jesus, no bairro Aponiã, setor Leste da cidade, que funciona em um prédio alugado. Os alunos dessa instituição serão transferidos paras novas salas construídas na escola Municipal Olavo Pires.

Nesta sexta, serão realizadas duas solenidades de inauguração, com presença confirmada do prefeito Hildon Chaves e do secretário da Semed, César Licório. A primeira, às 9h30, será na escola Canto do Uirapuru, no bairro Aeroclube (rua Rio Bonito S/N, conjunto Rio Candeias). A segunda, às 11h, acontece na Escola Pingo de Gente, no bairro Ulisses Guimarães (Rua Órion, nº 102).

Licório destacou a importância dessas novas construções para a rede municipal de ensino. “Além de ampliarmos o atendimento à demanda por vagas nas nossas escolas, ainda teremos economia. A transferência de alunos para as novas salas de aula na Olavo Pires, por exemplo, representa, para o município, uma economia de cerca de R$ 10 mil”, salientou.

Além de economizar, o Município oportuniza qualidade no atendimento às crianças, uma vez que as salas são confortáveis e climatizadas, no ambiente seguro da escola Olavo Pires. Os recursos para a construção dessas salas de aula são provenientes de emenda do deputado Aélcio Costa. Para cada obra foi destinado o valor de R$ 145 mil.

As escolas que receberam as novas construções, cada uma com três novas salas, foram a Pingo de Gente, no bairro Ulisses Guimarães, Canto do Uirapuru, no bairro Aeroclube, Pé de Murici, no bairro Planalto, Olavo Pires, no bairro Aponiã, e Wadih Darwich, no bairro Três Marias.

Todas as salas já estão prontas, algumas já sendo utilizadas. A expectativa é que a climatização seja implantada no primeiro semestre do ano que vem. Os recursos de Emendas Parlamentares são administradas através de Convênio com Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e os Conselhos Escolares das Escolas Municipais, que gerenciam o recurso na sua execução, em observância à legislação e normas pertinentes. A Semed em contrapartida está mobiliando, com carteiras adequadas à idade, e instalará as centrais de ar nas novas salas de aula.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)