Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Porto Velho ultrapassou a meta global de 50% na redução de óbitos no trânsito antes do prazo estabelecido


Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas - Gente de Opinião

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento das atividades alusivas a Semana Nacional do Trânsito em Porto Velho. Também participaram da solenidade a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 

Para marcar a semana, o Comitê Municipal de Segurança Viária, composto por 20 instituições, realizou entre os dias 18 e 25 de setembro diversas atividades, em sua maioria de forma virtual para evitar aglomerações, devido ao coronavírus. Todas as palestras foram transmitidas ao vivo pelo canal da Semusa no YouTube e podem ser assistidas a qualquer momento, pois ficaram salvas.

 

Na quinta-feira (24), aconteceu a palestra “Trânsito e Saúde Pública”, onde o diretor do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Adenilson Amaral, apresentou um panorama dos resgates de pacientes vítimas de acidentes de trânsito. A coordenadora do Comitê, Rágia Pacheco, mostrou os indicadores dos acidentes em Porto Velho que apontaram redução das vítimas não fatais (56,4% no período de oito anos) e de óbitos (54,8% no período de dez anos).

 

A segunda palestra alusiva à Semana Nacional do Trânsito foi transmitida na quarta-feira (23) com a presença da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), além da Semusa e Comitê.


A conferência teve como tema “A segunda década de segurança viária”. Durante o debate foram discutidos assuntos como “Desafios e oportunidades” abordado por Luiz Otávio Maciel, representante do MS; “Um balanço da década de ação 2011-2020” discorrido por Victor Pavarino, representante da Opas; “Pandemia vs Trânsito” palestrado por Nilton Kisner, secretário Semtran; “A saúde na segurança viária” debatido pela secretária da Semusa Eliana Pasini e “Mortalidade por acidentes de transporte no estado de Rondônia” exposto por Maria Arlete Baldez da Agevisa.

 

No encerramento, o secretário da Semtran, Nilton Kisner, apresentou uma cartilha para educação no trânsito com conteúdo voltado para crianças. O passatempo é composto por caça-palavras, enigmas e uma séria de atividades lúdicas sobre o trânsito, guiados pelas mascotes Semtranzinha e Semtranzinho.

 

Representando o Detran, João Almeida e Sidnei Rodrigues ressaltaram o trabalho coletivo do Comitê durante os 10 anos de atividades bem como os avanços alcançados. Segundo João Almeida, as atividades são importantes e as estatísticas de redução de óbitos provam que é possível fazer um trânsito mais seguro.

 

A secretária da Semusa, Eliana Pasini, agradeceu a participação de todo o Comitê e dos técnicos da Semusa que estiveram envolvidos neste trabalho. Ela destacou a efetividades das ações executadas pelo Comitê nesses 10 anos que levaram Porto Velho a ultrapassar a meta global de 50% na redução de óbitos no trânsito antes do prazo estabelecido.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de  100 títulos definitivos de propriedades

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)