Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020 - 09h57

A semana de acolhimento, promovida em Ji-Paraná por um comitê formado por diversas entidades públicas, religiosas, assistenciais e filantrópicas, atendeu 151 pessoas vindas da Venezuela e de Cuba e que estão vivendo na cidade provisoriamente.
Conforme a coordenadora de Assistência Social da Semas, Lidiane Tanazildo, os imigrantes em situação de rua foram encaminhados para abrigos e estão recebendo assistência emergencial, já os que precisavam solicitar refúgio foram encaminhados e orientados junto a Polícia Federal.
No local do atendimento eles também tiveram acesso a roupas, gêneros alimentícios, material escolar, utensílios domésticos, itens de necessidades básicas, inscrição no cadastro único do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e uma triagem foi realizada para orientações e direcionamento para retirada de documentos e terem acesso a políticas públicas, como acesso aos serviços de saúde, assistência social e educação.
Outra ação importante desenvolvida pelo Comitê é quanto ao oferecimento de cursos de língua portuguesa e de capacitação profissional, disponibilizados através do Ifro e Sebrae. Lidiane ressaltou que apesar de haver casos de pessoas precisando desta capacitação, foi também verificado 33 situações em que o imigrante possui qualificações e formação superior em diversas áreas.
“Dentre as pessoas atendidas, muitos possuem qualificações profissionais e formação superior como advogados, médicos, professores, contadores, biólogos, engenheiros, agrônomos, pedreiros, serralheiros, soldador, cozinheiras, marceneiros, cabeleireiras, dentre outras”, reforçou a coordenadora.
Lidiane explicou que o atendimento com a triagem continua, mas agora está sendo realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), onde foi disponibilizado servidores para atender as situações decorrentes do fluxo imigratório. A Semas fica localizada na avenida Marechal Rondon, próximo ao Feirão do Produtor, mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3416-4188.
Galeria de Imagens
Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito Affonso anuncia grande operação tapa-buracos em Ji-Paraná
Na manhã desta quarta-feira (08), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), anunciou o início de uma ampla operação tapa-buracos que contemplar

Transporte inclusivo transforma o dia a dia de famílias atípicas em Porto Velho
A rotina de Samara do Carmo de Araújo começa cedo e exige mais do que disposição. Mãe de quatro filhos, ela dedica praticamente todo o seu tempo ao pe

Prefeitura de Ji-Paraná abre processo seletivo na área da saúde com inscrições de 7 a 14 de abril
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tornou público o edital do Processo Seletivo Simplificado 2026 para c

Cruzamento da Pinheiro Machado recebe semáforo para reduzir acidentes
O cruzamento entre a avenida Pinheiro Machado e a rua Venezuela começou a receber novos semáforos com o objetivo de organizar o fluxo de veículos e
Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)