Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020 - 09h57

A semana de acolhimento, promovida em Ji-Paraná por um comitê formado por diversas entidades públicas, religiosas, assistenciais e filantrópicas, atendeu 151 pessoas vindas da Venezuela e de Cuba e que estão vivendo na cidade provisoriamente.
Conforme a coordenadora de Assistência Social da Semas, Lidiane Tanazildo, os imigrantes em situação de rua foram encaminhados para abrigos e estão recebendo assistência emergencial, já os que precisavam solicitar refúgio foram encaminhados e orientados junto a Polícia Federal.
No local do atendimento eles também tiveram acesso a roupas, gêneros alimentícios, material escolar, utensílios domésticos, itens de necessidades básicas, inscrição no cadastro único do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e uma triagem foi realizada para orientações e direcionamento para retirada de documentos e terem acesso a políticas públicas, como acesso aos serviços de saúde, assistência social e educação.
Outra ação importante desenvolvida pelo Comitê é quanto ao oferecimento de cursos de língua portuguesa e de capacitação profissional, disponibilizados através do Ifro e Sebrae. Lidiane ressaltou que apesar de haver casos de pessoas precisando desta capacitação, foi também verificado 33 situações em que o imigrante possui qualificações e formação superior em diversas áreas.
“Dentre as pessoas atendidas, muitos possuem qualificações profissionais e formação superior como advogados, médicos, professores, contadores, biólogos, engenheiros, agrônomos, pedreiros, serralheiros, soldador, cozinheiras, marceneiros, cabeleireiras, dentre outras”, reforçou a coordenadora.
Lidiane explicou que o atendimento com a triagem continua, mas agora está sendo realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), onde foi disponibilizado servidores para atender as situações decorrentes do fluxo imigratório. A Semas fica localizada na avenida Marechal Rondon, próximo ao Feirão do Produtor, mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3416-4188.
Galeria de Imagens
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)