Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020 - 09h57
A semana de acolhimento, promovida em Ji-Paraná por um comitê formado por diversas entidades públicas, religiosas, assistenciais e filantrópicas, atendeu 151 pessoas vindas da Venezuela e de Cuba e que estão vivendo na cidade provisoriamente.
Conforme a coordenadora de Assistência Social da Semas, Lidiane Tanazildo, os imigrantes em situação de rua foram encaminhados para abrigos e estão recebendo assistência emergencial, já os que precisavam solicitar refúgio foram encaminhados e orientados junto a Polícia Federal.
No local do atendimento eles também tiveram acesso a roupas, gêneros alimentícios, material escolar, utensílios domésticos, itens de necessidades básicas, inscrição no cadastro único do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e uma triagem foi realizada para orientações e direcionamento para retirada de documentos e terem acesso a políticas públicas, como acesso aos serviços de saúde, assistência social e educação.
Outra ação importante desenvolvida pelo Comitê é quanto ao oferecimento de cursos de língua portuguesa e de capacitação profissional, disponibilizados através do Ifro e Sebrae. Lidiane ressaltou que apesar de haver casos de pessoas precisando desta capacitação, foi também verificado 33 situações em que o imigrante possui qualificações e formação superior em diversas áreas.
“Dentre as pessoas atendidas, muitos possuem qualificações profissionais e formação superior como advogados, médicos, professores, contadores, biólogos, engenheiros, agrônomos, pedreiros, serralheiros, soldador, cozinheiras, marceneiros, cabeleireiras, dentre outras”, reforçou a coordenadora.
Lidiane explicou que o atendimento com a triagem continua, mas agora está sendo realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), onde foi disponibilizado servidores para atender as situações decorrentes do fluxo imigratório. A Semas fica localizada na avenida Marechal Rondon, próximo ao Feirão do Produtor, mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3416-4188.
Galeria de Imagens
Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia
Na manhã do dia 21 de agosto, o município de Cacoal deu início oficial ao processo de elaboração da minuta da Lei de Inovação. A primeira etapa acon
Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)
Como medida de planejamento do trânsito na região do bairro Rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, T
Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do
Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes
A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer