Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Semagric viabiliza implantação de laticínio em Jaci Paraná

Em parceria com a Usina Santo Antônio, a gestão Hildon Chaves inicia preparativos para instalar indústria no distrito


Semagric viabiliza implantação de laticínio em Jaci Paraná - Gente de Opinião

Francisco Evaldo, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representou o prefeito Hildon Chaves e o titular da pasta, Luis Claudio Pereira, numa reunião de diagnóstico e levantamento da cadeia produtiva do leite na região do distrito de Jaci Paraná, precisamente na linha F, km 28, Travessão do Alumínio, PA União da Vitória, na propriedade da senhora Diva Balbino, que há quatro anos tinha um salão de beleza em Porto Velho e retornou à origem rural, sendo agora uma das mais entusiasmadas produtoras de leite da comunidade. Ela trabalha com sistema de piqueteamento, manejo de pastagem e tem ordenha mecânica e tanque resfriador, alcançando hoje uma produtividade de 180 litros diários, trabalhando com 16 vacas. Sua produção pode chegar, segundo técnicos da Emater que acompanharam Francisco Evaldo, a 250 litros/dia com alguns cuidados extras de manejo e alimentação.

Na reunião estavam cerca de 30 produtores que como Diva Balbino, buscam agregar valor ao produto e estão participando ativamente das primeiras providências para a implantação de um laticínio no distrito de Jaci, com recursos cedidos pela Usina Santo Antônio, graças a articulação bem sucedida do vereador Jurandir Bengala.

Francisco Evaldo disse que nesse primeiro momento a mobilização é no sentido de diagnosticar o potencial regional, cadastrar produtores e organizar uma cooperativa com a finalidade de gerenciar as atividades do laticínio, projetado para processar 50 mil litros de leite diariamente, produzindo queijo, manteiga e leite pasteurizado, embalado à vácuo em saco plástico e conhecido como “barriga mole”.

Tanto o Secretário Luis Cláudio quanto seu adjunto, Francisco Evaldo mostram empenho em melhorar o segmento leiteiro regional através da indústria de transformação. “O produtor rural quer melhor preço para o que produz. Quer agregar valor no resultado final do seu trabalho e a implantação de um laticínio atende perfeitamente a demanda, cria novas oportunidades e abre mercados”, asseverou Luis Cláudio, anunciando que todas as ações administrativas estão focadas para que a agro indústria inicie atividades já com o Selo de Inspeção Federal (SIF), garantindo liberdade de comercialização em todo o território nacional.

O projeto conta com o apoio total da Emater e na reunião estavam presentes o zootecnista Maicon Lennon e o gerente da Emater em Jaci, Dilmar Elias, o administrador de União Bandeirantes, Mário de Oliveira, além de outros técnicos ligados ao setor.

“Nós vamos continuar com o ciclo de reuniões e agradecemos a acolhida dos produtores dessa comunidade. Precisamos trabalhar dessa maneira consciente e segura, para que tudo tenha resultados positivos, disse Francisco Evaldo, acrescentando que se trata de um processo à longo prazo. O inicio das obras do laticínio está previsto para fevereiro do ano que vem.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

A cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso, foi anunciada como uma das atrações na comemoração de 111 anos de criação do município de Po

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)