Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Segurança discutida para Cavalgada e Expojipa 2010


 
Foi discutida na manhã de ontem, no auditório do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Ji-Paraná, a estratégia de segurança que será utilizada durante a cavalgada de abertura e de todo o período da 31ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná ( 31ª Expojipa). Estiveram presentes ao evento representantes do Corpo de Bombeiros (CB), Polícia Militar (PM), Juizado da Infância e da Juventude, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) e Associação Rural de Rondônia (ARR).

Segundo informações do Chefe da 2ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Zózimo Ivan dos Santos, todas as medidas já estão sendo estudadas e já foi solicitado a Porto Velho o aumento do contingente e de viaturas para auxiliar durante a cavalgada, tentando coibir ao máximo delitos, e orientar da melhor forma possível a população ji-parananense.

“A dinâmica inerente a nossa atuação já está determinada. Sabemos da importância do evento, que já faz parte do calendário das atividades de entretenimento da região. Para que todos participem de forma segura precisamos que as normas de convivência sejam obedecidas, e para tanto, já mobilizamos a 21ª Superintendência da PRF que estará disponibilizando efetivo para garantir que a cavalgada ocorra de forma segura e tranqüila”, explicou.

Segundo o inspetor, a BR- 364 será fechada às 9 horas do dia 10 de julho, e o desfile terá início às 9h30. Haverão faixas e placas de sinalização para orientar os motoristas quanto aos desvios possíveis, que devem ser realizados pelo anel viário ou por Nova Londrina.

EMTU

A Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), trabalhará com todo o seu efetivo, 13 fiscais, na área externa do Parque de Exposições Hermínio Victorelli, orientando a direção do trânsito, tanto no período do desfile quanto nos nove dias de festa. “Durante as noites de festa estaremos nos arredores do Parque até o final dos shows”, explicou Luiz Carlos Freitas, diretor da Emtu.

Juizado da Infância e da Juventude

Segundo o representante do Juizado, Flávio Cabral Reis, o Comissariado de Menores estará orientando os pais dos jovens que queiram participar da festa. “Vamos fornecer as autorizações para aqueles com idade entre 13 e 14 anos circularem no Parque, e orientaremos os pais da população de até 12 anos que os mesmos só poderão circular acompanhados de maiores responsáveis”, afirmou.

O Comissariado também estará atuando durante o desfile na fiscalização de jovens quanto ao consumo de bebidas alcoólicas. Flávio lembra aos pais que é indispensável que todos os jovens andem com documentos de identificação.

Polícia Militar

“Estamos acertando todos os detalhes para garantir a segurança da população durante o evento”, afirmou o Tenente Coronel Ângelo, Comandante do 2º BPM, lembrando que a cada festa a PM se aperfeiçoa mais e para este ano será realizado algo inovador, pois a PM estará contando com um número maior de policiais, viaturas, e apoio dos alunos que estão em formação.

“infelizmente vemos que na prática é diferente, que alguns órgãos que deveriam estar engajados, auxiliando em todo o esquema de manutenção da ordem, acabam se omitindo da responsabilidade. Mas, no que depender da PM, trabalharemos para garantir a segurança da população”, disse.

Corpo de Bombeiros

Com um forte esquema tático de trabalho já montado, o Capitão Alberto Eloi de Souza, responsável pelo Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná, afirmou que, para o dia do desfile da cavalgada de abertura da 31ª Expojipa, serão disponibilizados 50 homens, duas viaturas contra incêndio, oito unidades de resgate, duas unidades fixas de atendimento (do tipo motor home), duas viaturas de salvamento, quatro administrativas e um helicóptero com dois pilotos. “Iniciaremos, como todos os anos, o nosso trabalho pela vistoria dos veículos que estarão desfilando, observando a proteção de rodas, guarda corpos, extintores, entre outros. Não será permitido, como sempre, o uso de churrasqueiras e piscinas”, salientou Eloi.

O diferencial para este ano é que os proprietários dos veículos estarão assinando um termo de responsabilidade para que não seja fornecida bebida aos menores de idade. Os mesmos serão fiscalizados pelo Comissariado e PM’s, e poderão ser autuados.

Percurso do desfile

Iniciando na avenida Vilagran Cabrita, porém com fiscalização acontecendo desde o trevo do Posto Vitória 1 com a BR- 364, o desfile seguirá pelo lado esquerdo da avenida Transcontinental (BR- 364), exatamente pela contramão dos veículos, para que fique liberado um corredor de socorro para circulação de viaturas. Seguirá pela ponte sobre o Rio Machado também pelo lado esquerdo, seguindo até o trevo da Vila Jotão, onde não circulará o local. O desfile passará reto pela via lateral em frente ao Shopping Cidadão, até alcançar a avenida Brasil. Na T-20, a cavalgada segue a esquerda, em direção ao Parque, quando chegar na K-5, continua seguindo a esquerda, entrando posteriormente na T-18 à direita, para assim ter acesso ao interior do Parque. A saída acontecerá pela K-3.

“Também estaremos tentando coibir o retorno dos cavaleiros que sempre teimam em voltar de encontro aos veículos que ainda estarão desfilando. Para tanto vamos montar uma barreira com viaturas e disponibilizando pessoal para orientar quanto a saída correta”, finalizou.

Trios elétricos

Segundo informações do Presidente da ARR, Solivan Lima Chaves, este é o último ano de desfile de trios elétricos. “Causam muitos transtornos e queremos proteger a população que acaba pagando altos valores para seguir a pé todo o percurso. Já temos apoio da Justiça para que, no próximo ano, esse tipo de veículo seja proibido”, afirmou Solivan.
A 31ª Expojipa acontece no período de 10 a 18 de julho, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam