Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Segurança: Cacoal um pedacinho da Europa


 
Números vistos em países considerados de primeiro mundo figuram nas características das estatísticas, em relação a violência na cidade de Cacoal. De janeiro até o presente momento, apenas três homicídios foram registrados. Com isso a reunião itinerante promovida pela Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizada na casa de leis de Cacoal, serviu para levantar as outras demandas a serem atendidas pelas forças públicas de segurança.

Coordenada pelo Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Marcelo Bessa, acompanhado do Diretor Geral da Polícia Civil, Claudionor Suarez Munis e do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo César de Figueiredo, as ações contaram com a presença das seguintes autoridades: Prefeito Municipal de Cacoal, Francesco Vialetto; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luis Carlos de Souza Pinto “Katatal”; Deputado Estadual Valdivino “Tucura”; Comandante do 4º BPM, Ten. Cel. PM Sérgio Basila; Delegado Regional de Polícia Civil de Cacoal, Fernando Oliveira; Comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, Ten. Alan Fabrício da Silva; Coordenadora da Promotoria de Justiça, Valéria Gilmeli Canestrini; Ten. Cel. R.R. Gerson Antônio Sapper, Secretário Municipal de Trânsito.

Agenda do Dia

A primeira atividade foi à visita as instalações do Batalhão da PM. O Grupamento de Operações Especiais (GOE), e todas as outras áreas da administrativa a operacional foram visitados. Logo após a equipe da Sesdec se reuniu com o Prefeito Municipal de Cacoal, Franco Vialetto na sede do poder executivo. Mais uma vez foram enaltecidas as ações das forças públicas de segurança em Cacoal que tem um dos menores índices de homicídios do Estado. “Somos parceiros do Governador Confúcio Moura e estamos satisfeitos com o trabalho empregado pela secretaria”, afirmou o Prefeito Municipal.

A manhã terminou com entrevistas nas seguintes emissoras: Rádio Rondônia AM 1.470kHz, com o Radialista Messias Pereira; Programa “A Hora do Povo” da TV Candelária – Record, com o apresentador e vereador César Castro; e finalizou a agenda no programa “Comando Policial” da TV Allamanda – SBT, apresentado pelo Cabo Eliel Pereira.

No período da tarde o Secretário Marcelo Bessa, Comandante Geral da PM e Diretor Geral da Polícia Civil, esteve reunido no Ministério Público com os Promotores: Marcus Alexandre, Fábio Rodrigo Casaril, Conceição Forte Baena e Valéria Gilmeli Camestrini. No final da tarde a equipe visitou a Delegacia Regional e observou o bom estado das instalações e a manutenção do espaço que é administrado pelo Delegado Regional Fernando Oliveira, que em conjunto com o Ten. Cel. Sérgio Basila colocam em prática a integração das polícias com a nova sala de atendimento da PM reformada, pintada e dotada de dois novos computadores.

A reunião

O encontro foi marcado por elogios pelas autoridades perante a iniciativa da Sesdec em percorrer as cidades do interior do Estado. “Ficamos felizes em sermos tratados como um cantinho da Europa, pelos baixos índices de criminalidade”, comentou o prefeito Francesco Vialleto.

A platéia participou fazendo perguntas sobre vários temas e ouviram as ações realizadas pela Sesdec e tiveram as dúvidas dirimidas sobre concursos, equipamentos, investimentos, viaturas, instalações físicas, combate a drogas, trânsito, valorização do servidor, policiamento e outros assuntos de interesse da comunidade.

Amanhã o ciclo inicial se encerra em Ji-Paraná. “A partir da próxima semana vamos iniciar os estudos para que possamos chegar às comunidades fora do eixo da BR, consideradas de difícil acesso, que estão guarnecidas pelas forças de segurança, para sabermos as reais condições de trabalho e poder atender estas cidades da melhor forma”, finalizou Marcelo Bessa.

Fonte: Santiago Roa Junior
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç