Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

SEDAM: Reunião da Comissão do Parque Guajará Mirim


Combate a incêndio, regularização fundiária e plano de manejo de multi-uso foram os tópicos principais da reunião realizada nesta quinta feira, 13, no Centro Paroquial de Nova Mamoré. Da reunião do Conselho Consultivo do Parque Guajará Mirim participaram o Corpo Técnico e o Gerente Fundiário da Sedam, Valdir Harmatiuk, Gerente do Parque de Guajará-Mirim, Eustérios da Silva e os voluntários de prevenção ao fogo da Unidade de Conservação, conhecidos por Brigadistas. O Conselho tem parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e o Programa de Área de Proteção da Amazônia-Arpa.

O Arpa tem como finalidade proteger até ano 2012, cinqüenta milhões de hectares de ecossistemas Amazônicos. Em Rondônia o programa de proteção abrange quatro unidades de conservação (Parque Guajará-Mirim, Parque Corumbiara e as Estações Ecológicas de Mojica Nava e Três Irmãos). Os Brigadistas são voluntários, sem remuneração, que trabalham na época da estiagem fiscalizando queimadas nos Parques.

Na explanação sobre regularização de terras Valdir, Gerente Fundiário, comentou que Rondônia e o primeiro Estado Brasileiro a ter um zoneamento socioeconômico ecológico e o primeiro com zoneamento Agrícola da Amazônia.

Zoneamento de Ministro Andreazza - A Sedam recebeu nessa semana a Comissão Pro-zoneamento de Ministro Andreazza. A Comissão pediu apoio para planejar o zoneamento-socioeconômico ecológico do município. Compõe a comissão a Secretaria Ambiental do Estado, Sociedade civil e a Prefeitura de Ministro Andreazza. A proposta com o zoneamento é recuperar áreas em beira rios, erosão do solo e fazer uma agenda 21 com princípios de sustentabilidade às políticas públicas, programas, e projetos. A entrega do plano é prevista para dezembro.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento