Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

SEDAM: Reunião da Comissão do Parque Guajará Mirim


Combate a incêndio, regularização fundiária e plano de manejo de multi-uso foram os tópicos principais da reunião realizada nesta quinta feira, 13, no Centro Paroquial de Nova Mamoré. Da reunião do Conselho Consultivo do Parque Guajará Mirim participaram o Corpo Técnico e o Gerente Fundiário da Sedam, Valdir Harmatiuk, Gerente do Parque de Guajará-Mirim, Eustérios da Silva e os voluntários de prevenção ao fogo da Unidade de Conservação, conhecidos por Brigadistas. O Conselho tem parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e o Programa de Área de Proteção da Amazônia-Arpa.

O Arpa tem como finalidade proteger até ano 2012, cinqüenta milhões de hectares de ecossistemas Amazônicos. Em Rondônia o programa de proteção abrange quatro unidades de conservação (Parque Guajará-Mirim, Parque Corumbiara e as Estações Ecológicas de Mojica Nava e Três Irmãos). Os Brigadistas são voluntários, sem remuneração, que trabalham na época da estiagem fiscalizando queimadas nos Parques.

Na explanação sobre regularização de terras Valdir, Gerente Fundiário, comentou que Rondônia e o primeiro Estado Brasileiro a ter um zoneamento socioeconômico ecológico e o primeiro com zoneamento Agrícola da Amazônia.

Zoneamento de Ministro Andreazza - A Sedam recebeu nessa semana a Comissão Pro-zoneamento de Ministro Andreazza. A Comissão pediu apoio para planejar o zoneamento-socioeconômico ecológico do município. Compõe a comissão a Secretaria Ambiental do Estado, Sociedade civil e a Prefeitura de Ministro Andreazza. A proposta com o zoneamento é recuperar áreas em beira rios, erosão do solo e fazer uma agenda 21 com princípios de sustentabilidade às políticas públicas, programas, e projetos. A entrega do plano é prevista para dezembro.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

Primavera de Rondônia se torna o primeiro município do estado a anunciar abono natalino aos servidores em 2025

Primavera de Rondônia se torna o primeiro município do estado a anunciar abono natalino aos servidores em 2025

O prefeito de Primavera de Rondônia, Lucas Nunes (PL), anunciou nas redes sociais o pagamento de um abono natalino aos servidores públicos municipai

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)