Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Sedam realiza fiscalização ambiental em Ponta do Abunã.



A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, divulgou na manhã desta terça-feira (17) o resultado da operação conjunta realizada com o Batalhão de Polícia Ambiental, na região da Ponta do Abunã em Vista Alegre. A ação foi desenvolvida na última semana, envolvendo três policias e um agente de fiscalização ambiental. Foram apreendidas 14 malhadeiras de aproximadamente 60 metros cada, 200 quilos de pescados de variadas espécies incluindo o surubim, além de uma paca e um mutum, animais da fauna silvestre. Os infratores foram autuados a pagar uma multa no valor de R$ 11.000,00 (onze mil reais), conforme auto de infração nº 00378 e responderão por crime ambiental, conforme a Lei 9.605/98. Os peixes foram doados ao Hospital e escolas de Extrema.

Na ocasião os fiscais localizaram aproximadamente 62 metros cúbicos de madeira das essências Barjão, Leiteira, Samanua, Cedrinho, Abiurana, Garapeira e Maçaranduba, na propriedade de Vanderlei Travain. Esse foi autuado conforme auto nº 00377 a pagar o  valor de R$ 56.861,70 e responderá por crime ambiental.

 O objetivo da ação conforme informou o agente ambiental da Sedam, Wilmar Fraga, foi para atender denúncia de pesca predatória, com utilização de apetrechos proibidos nos rios Abunã, Madeira, Marmelo e São Sebastião.

A Sedam dará continuidade às ações de fiscalização nessa região periodicamente, com vista a coibir os ilícitos ambientais, informou o Secretário Cletho Muniz de Brito.

Monitoramento
Com o objetivo de prevenir e combater as queimadas ilegais, de acordo com o  gerente ambiental da Sedam Ibaldeci Ferreira, o secretário designou diversos agentes de fiscalização ambiental para realizar  o monitoramento ao longo das Rodovias.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)