Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

SEDAM e Polícia Ambiental apreendem 21 caminhões em Espigão do Oeste



Em uma operação realizada na madrugada desta segunda-feira (30), 21 caminhões foram apreendidos em uma operação conjunta da SEDAM - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Polícia Ambiental de Pimenta Bueno. Trinta e seis homens estavam envolvidos na operação.

Segundo os agentes da SEDAM, cerca de 100 caminhões faziam transporte de madeira na madrugada, porém com um possível vazamento de informações que davam conta da existência da operação, cerca de 60 caminhões se encontram escondidos.

A maioria caminhões foram apreendidos nas proximidades do distrito do Pacarana, a cerca de 90 Km de Espigão do Oeste. Caminhões também foram apreendidos em áreas particulares nos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno.

Segundo informações colhidas por nossa equipe de reportagem que se encontra em Pimenta Bueno, toda madeira apreendida era extraída em terras indígenas. Segundo os agentes de fiscalização, os próprios motoristas confirmaram que a extração era feita em áreas de preservação, nas reservas dos Índios Suruí e com mais intensidade na reserva dos Índios Zoró. 
SEDAM e Polícia Ambiental apreendem 21 caminhões em Espigão do Oeste   - Gente de Opinião
As essências apreendidas eram Angelim, Maçaranduba, Ipê e outras espécies que ainda estão sendo verificadas pelas SEDAM.

Os condutores serão encaminhados para autoridade policial, e neste caso é aplicada uma multa de cerca de R$ 432,00 por metro cúbico de madeira transportado.

Aproximadamente 400 m³ de madeira em toras foram apreendidas. Foi a maior apreensão do ano na região. Em novembro de 2007, uma outra operação foi realizada no distrito do Pacarana, onde cerca de 10 mil m³ foram apreendidos.

Os caminhões apreendidos foram levados para o quartel da Polícia Militar de Pimenta Bueno, onde estão 11 caminhões, e outros 10 caminhões foram levados para o quartel de Cacoal, devido a falta de espaço no pátio dos quartéis. 

SEDAM e Polícia Ambiental apreendem 21 caminhões em Espigão do Oeste   - Gente de OpiniãoA operação é desencadeada em todo o Estado de Rondônia nesta segunda-feira.

Fonte: Rádio Sociedade Espigão
Fotos: Rádio Sociedade Espigão e Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

O Carnaval 2026 contará com alterações nas linhas de ônibus que circulam pelas ruas de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança,

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Com o retorno das atividades escolares na rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretari

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)