Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

SEDAM e Polícia Ambiental apreendem 21 caminhões em Espigão do Oeste



Em uma operação realizada na madrugada desta segunda-feira (30), 21 caminhões foram apreendidos em uma operação conjunta da SEDAM - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Polícia Ambiental de Pimenta Bueno. Trinta e seis homens estavam envolvidos na operação.

Segundo os agentes da SEDAM, cerca de 100 caminhões faziam transporte de madeira na madrugada, porém com um possível vazamento de informações que davam conta da existência da operação, cerca de 60 caminhões se encontram escondidos.

A maioria caminhões foram apreendidos nas proximidades do distrito do Pacarana, a cerca de 90 Km de Espigão do Oeste. Caminhões também foram apreendidos em áreas particulares nos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno.

Segundo informações colhidas por nossa equipe de reportagem que se encontra em Pimenta Bueno, toda madeira apreendida era extraída em terras indígenas. Segundo os agentes de fiscalização, os próprios motoristas confirmaram que a extração era feita em áreas de preservação, nas reservas dos Índios Suruí e com mais intensidade na reserva dos Índios Zoró. 
SEDAM e Polícia Ambiental apreendem 21 caminhões em Espigão do Oeste   - Gente de Opinião
As essências apreendidas eram Angelim, Maçaranduba, Ipê e outras espécies que ainda estão sendo verificadas pelas SEDAM.

Os condutores serão encaminhados para autoridade policial, e neste caso é aplicada uma multa de cerca de R$ 432,00 por metro cúbico de madeira transportado.

Aproximadamente 400 m³ de madeira em toras foram apreendidas. Foi a maior apreensão do ano na região. Em novembro de 2007, uma outra operação foi realizada no distrito do Pacarana, onde cerca de 10 mil m³ foram apreendidos.

Os caminhões apreendidos foram levados para o quartel da Polícia Militar de Pimenta Bueno, onde estão 11 caminhões, e outros 10 caminhões foram levados para o quartel de Cacoal, devido a falta de espaço no pátio dos quartéis. 

SEDAM e Polícia Ambiental apreendem 21 caminhões em Espigão do Oeste   - Gente de OpiniãoA operação é desencadeada em todo o Estado de Rondônia nesta segunda-feira.

Fonte: Rádio Sociedade Espigão
Fotos: Rádio Sociedade Espigão e Decom

Mais Sobre Municípios

Busca ativa é realizada para solucionar pendências de documentação à regularização de imóveis nos bairros Calama e Paraíso em Porto Velho

Busca ativa é realizada para solucionar pendências de documentação à regularização de imóveis nos bairros Calama e Paraíso em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho encerra nesta sexta-feira (22), às 13h, uma ação de regularização dos imóveis localizados nos bairros Calama e Paraíso. O

Hildon Chaves defende a importância de projetos de sustentabilidade na Amazônia

Hildon Chaves defende a importância de projetos de sustentabilidade na Amazônia

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, participou na quinta-feira (21) da 300ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração (CAS) da Superintendê

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar