Quinta-feira, 3 de outubro de 2013 - 11h37
A Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Guajará-Mirim, Professora Sâmia Melgar, ao tomar conhecimento que as Associações de Bois-Bumbás Flor do Campo e Malhadinho articulam para hoje, 03 de setembro, um protesto em defesa do Festival Folclórico da Pérola do Mamoré, tratou de imediatamente entrar em contato com os organizadores do manifesto, para tentar impedir a realização do protesto.
A secretária da SEMCET se dizia muito preocupada com o que poderá acontecer durante a realização do manifesto, recomendando aos organizadores, artistas e brincantes que seria prudente não realizar o protesto em defesa do festival de Guajará.
O que levou as nações de bumbás organizarem o levante foi a decisão do Governador Confúcio Moura, que no último dia 25, no Distrito do Iata, durante solenidade de inauguração da pavimentação asfáltica da estrada que liga o distrito a BR 425, confidenciou a Secretária Sâmia, de forma contundente e incisiva, que “não existe dinheiro para o Festival. Nem do Governo e nem da Assembleia Legislativa”.
Os organizadores do evento se declararam muito preocupados com a postura da Secretária da SEMCET, que tenta sufocar o grito de desespero dos bumbás de Guajará. “É lamentável que seja exatamente a Professora Sâmia, a autoridade responsável pelo desenvolvimento cultural e turístico do município, que tanta nos impedir e amordaçar os nossos gloriosos bois-bumbás”, afirmou um dos organizadores da manifestação de hoje.
Manobra idêntica a Secretária da SEMCET tentou articular durante a Semana da Pátria, convocando em seu Gabinete o organizador do Grito dos Excluídos e, com mesmo argumento de preocupada, intimando a não realizar o protesto.
Será este o principal e injusto papel da SEMCET, o de sufocar e reprimir os movimentos sociais e culturais da cidade, se indagavam brincantes e diretores da Nação Vermelha que participaram da reunião realizada na quadra de esporte da Escola Almirante Tamandaré, para organizar o protesto.
Os organizadores da manifestação informam que o protesto acontecerá na Câmara de Vereadores de Guajará-mirim, hoje, quinta-feira 03, a partir das 14 horas, durante solenidade oficial do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, quando estarão presentes vários Deputados Estaduais, Secretários de Estado, o representante do Governador Confúcio Moura e o Ministro dos Transportes, dentre tantas outras autoridades.
Fonte: Everaldo
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)
Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho
Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho
O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho
O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)