Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Secretária da Semcet é contra manifestação dos bois


            A Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Guajará-Mirim, Professora Sâmia Melgar, ao tomar conhecimento que as Associações de Bois-Bumbás Flor do Campo e Malhadinho articulam para hoje, 03 de setembro, um protesto em defesa do Festival Folclórico da Pérola do Mamoré, tratou de imediatamente entrar em contato com os organizadores do manifesto, para tentar impedir a realização do protesto.

            A secretária da SEMCET se dizia muito preocupada com o que poderá acontecer durante a realização do manifesto, recomendando aos organizadores, artistas e brincantes que seria prudente não realizar o protesto em defesa do festival de Guajará.

O que levou as nações de bumbás organizarem o levante foi a decisão do Governador Confúcio Moura, que no último dia 25, no Distrito do Iata, durante solenidade de inauguração da pavimentação asfáltica da estrada que liga o distrito a BR 425, confidenciou a Secretária Sâmia, de forma contundente e incisiva, que “não existe dinheiro para o Festival. Nem do Governo e nem da Assembleia Legislativa”.

Os organizadores do evento se declararam muito preocupados com a postura da Secretária da SEMCET, que tenta sufocar o grito de desespero dos bumbás de Guajará. “É lamentável que seja exatamente a Professora Sâmia, a autoridade responsável pelo desenvolvimento cultural e turístico do município, que tanta nos impedir e amordaçar os nossos gloriosos bois-bumbás”, afirmou um dos organizadores da manifestação de hoje.

Manobra idêntica a Secretária da SEMCET tentou articular durante a Semana da Pátria, convocando em seu Gabinete o organizador do Grito dos Excluídos e, com mesmo argumento de preocupada, intimando a não realizar o protesto.

Será este o principal e injusto papel da SEMCET, o de sufocar e reprimir os movimentos sociais e culturais da cidade, se indagavam brincantes e diretores da Nação Vermelha que participaram da reunião realizada na quadra de esporte da Escola Almirante Tamandaré, para organizar o protesto.

Os organizadores da manifestação informam que o protesto acontecerá na Câmara de Vereadores de Guajará-mirim, hoje, quinta-feira 03, a partir das 14 horas, durante solenidade oficial do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, quando estarão presentes vários Deputados Estaduais, Secretários de Estado, o representante do Governador Confúcio Moura e o Ministro dos Transportes, dentre tantas outras autoridades.

Fonte: Everaldo
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)