Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Secretária da Semcet é contra manifestação dos bois


            A Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Guajará-Mirim, Professora Sâmia Melgar, ao tomar conhecimento que as Associações de Bois-Bumbás Flor do Campo e Malhadinho articulam para hoje, 03 de setembro, um protesto em defesa do Festival Folclórico da Pérola do Mamoré, tratou de imediatamente entrar em contato com os organizadores do manifesto, para tentar impedir a realização do protesto.

            A secretária da SEMCET se dizia muito preocupada com o que poderá acontecer durante a realização do manifesto, recomendando aos organizadores, artistas e brincantes que seria prudente não realizar o protesto em defesa do festival de Guajará.

O que levou as nações de bumbás organizarem o levante foi a decisão do Governador Confúcio Moura, que no último dia 25, no Distrito do Iata, durante solenidade de inauguração da pavimentação asfáltica da estrada que liga o distrito a BR 425, confidenciou a Secretária Sâmia, de forma contundente e incisiva, que “não existe dinheiro para o Festival. Nem do Governo e nem da Assembleia Legislativa”.

Os organizadores do evento se declararam muito preocupados com a postura da Secretária da SEMCET, que tenta sufocar o grito de desespero dos bumbás de Guajará. “É lamentável que seja exatamente a Professora Sâmia, a autoridade responsável pelo desenvolvimento cultural e turístico do município, que tanta nos impedir e amordaçar os nossos gloriosos bois-bumbás”, afirmou um dos organizadores da manifestação de hoje.

Manobra idêntica a Secretária da SEMCET tentou articular durante a Semana da Pátria, convocando em seu Gabinete o organizador do Grito dos Excluídos e, com mesmo argumento de preocupada, intimando a não realizar o protesto.

Será este o principal e injusto papel da SEMCET, o de sufocar e reprimir os movimentos sociais e culturais da cidade, se indagavam brincantes e diretores da Nação Vermelha que participaram da reunião realizada na quadra de esporte da Escola Almirante Tamandaré, para organizar o protesto.

Os organizadores da manifestação informam que o protesto acontecerá na Câmara de Vereadores de Guajará-mirim, hoje, quinta-feira 03, a partir das 14 horas, durante solenidade oficial do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, quando estarão presentes vários Deputados Estaduais, Secretários de Estado, o representante do Governador Confúcio Moura e o Ministro dos Transportes, dentre tantas outras autoridades.

Fonte: Everaldo
 

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)