Quinta-feira, 3 de outubro de 2013 - 11h37
A Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Guajará-Mirim, Professora Sâmia Melgar, ao tomar conhecimento que as Associações de Bois-Bumbás Flor do Campo e Malhadinho articulam para hoje, 03 de setembro, um protesto em defesa do Festival Folclórico da Pérola do Mamoré, tratou de imediatamente entrar em contato com os organizadores do manifesto, para tentar impedir a realização do protesto.
A secretária da SEMCET se dizia muito preocupada com o que poderá acontecer durante a realização do manifesto, recomendando aos organizadores, artistas e brincantes que seria prudente não realizar o protesto em defesa do festival de Guajará.
O que levou as nações de bumbás organizarem o levante foi a decisão do Governador Confúcio Moura, que no último dia 25, no Distrito do Iata, durante solenidade de inauguração da pavimentação asfáltica da estrada que liga o distrito a BR 425, confidenciou a Secretária Sâmia, de forma contundente e incisiva, que “não existe dinheiro para o Festival. Nem do Governo e nem da Assembleia Legislativa”.
Os organizadores do evento se declararam muito preocupados com a postura da Secretária da SEMCET, que tenta sufocar o grito de desespero dos bumbás de Guajará. “É lamentável que seja exatamente a Professora Sâmia, a autoridade responsável pelo desenvolvimento cultural e turístico do município, que tanta nos impedir e amordaçar os nossos gloriosos bois-bumbás”, afirmou um dos organizadores da manifestação de hoje.
Manobra idêntica a Secretária da SEMCET tentou articular durante a Semana da Pátria, convocando em seu Gabinete o organizador do Grito dos Excluídos e, com mesmo argumento de preocupada, intimando a não realizar o protesto.
Será este o principal e injusto papel da SEMCET, o de sufocar e reprimir os movimentos sociais e culturais da cidade, se indagavam brincantes e diretores da Nação Vermelha que participaram da reunião realizada na quadra de esporte da Escola Almirante Tamandaré, para organizar o protesto.
Os organizadores da manifestação informam que o protesto acontecerá na Câmara de Vereadores de Guajará-mirim, hoje, quinta-feira 03, a partir das 14 horas, durante solenidade oficial do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, quando estarão presentes vários Deputados Estaduais, Secretários de Estado, o representante do Governador Confúcio Moura e o Ministro dos Transportes, dentre tantas outras autoridades.
Fonte: Everaldo
Cavalgada da Expojipa é neste sábado, 5
Faltando um dia para a tradicional Cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa) 2025, a Paredão A
Reforma administrativa enxuga a máquina, traz economia e agilidade para serviços públicos
Com uma nova estrutura administrativa a partir da próxima segunda-feira (7), a Prefeitura de Porto Velho passa a operar com o tamanho da máquina púb
Nova estrutura organizacional da Prefeitura de Porto Velho entra em vigor a partir de 7 de julho
A Prefeitura de Porto Velho passa a operar, a partir da próxima segunda-feira (7), com uma nova estrutura administrativa. A mudança está regulamenta
Prefeitura de Porto Velho e governo estadual garantem avanço nas obras da Estrada da Penal
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), segue avançando nas ações de infraestrutura viária. Nes