Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Sebrae realiza evento Empreendedorismo em Ji-Paraná



O mês de maio começou diferente para universitários da região central do estado. Alunos da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa) e do Centro Universitário Luterano (Ceulm/Ulbra)  participaram do evento “Empreendedorismo em dois tempos”, ministrado por Rosigleide Cardoso, consultora do Sebrae em Rondônia e mestra em administração. O evento teve como objetivo despertar o comportamento empreendedor nos estudantes, ampliar seus horizontes e demonstrar a importância do equilíbrio entre empreendedorismo empresarial, corporativo e social.

De forma interativa, a consultora conceituou comportamentos empreendedores que contribuem para alcançar bons resultados, tendo por base os parâmetros inseridos no Programa Nacional de Educação Empreendedora, criado para ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos.

Nesse programa, professores e alunos desenvolvem suas competências em duas frentes principais: competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. No primeiro aspecto, destaca-se a valorização dos processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões; no segundo, aborda-se a possibilidade do autoemprego.

A palestra também é uma das ações do programa e beneficiou, gratuitamente e em dois turnos, os alunos das universidades mencionadas (Unijipa no dia 2 e Ceulm/Ulbra no dia 4). Mais de 80 acadêmicos participaram de cada palestra.

Rosigleide Cardoso explica que o Sebrae em Rondônia mais uma vez busca despertar o empreendedorismo com uma atitude proativa. “Já não temos mais condições de ficar esperando as oportunidades baterem em nossa porta. Nós precisamos capacitar e desenvolver as pessoas, para que vejam as possíveis oportunidades e empreendam em suas vidas”, disse.

“Foi uma experiência produtiva para mim. Adquiri muito conhecimento sobre empreendedorismo, o que me despertou a planejar e organizar melhor meus projetos. Acredito que esse é um assunto de vital importância em todas as áreas de nossas vidas”, comemora o estudante Efrain Figueiredo.

Para o acadêmico João Rafael, o evento mostrou claramente que é possível aprender e empreender, e com uma simples mudança de postura pode-se fazer toda a diferença. “Infelizmente subjugamos nosso conhecimento e não acreditamos em nossa capacidade de criar e fazer. A palestra mostrou horizontes capazes de serem desbravados. O primeiro passo a ser dado é a busca por conhecimento. Temos que querer e fazer, e o Sebrae nos auxilia”, afirmou.

“Conhecimento é sempre bem-vindo, principalmente quando desperta habilidades empreendedoras. Essa palestra, além de motivar estudantes universitários a desenvolverem os pontos fracos e a potencializar os pontos fortes, identifica ainda possíveis tendências. Estabelecer objetivos e metas a serem alcançadas por meio do planejamento e da elaboração do plano de negócios”, afirma Angélica Salame, gerente do Sebrae em Ji-Paraná.

Para saber mais sobre as palestras e outras ações do Sebrae, acesse o site sebrae.ro ou ligue para 9 8130-5656 (WhatsApp).

Fonte: Dayan Saldanha

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná se prepara para receber a 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Ji-Paraná se prepara para receber a 12ª Rondônia Rural Show Internacional

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), afirmou que em paralelo à recuperação das infraestruturas urbana e rural, o município também se prepa

Evento alusivo à Semana da Mãe Atípica será realizado no próximo sábado (17) no Teatro Banzeiros

Evento alusivo à Semana da Mãe Atípica será realizado no próximo sábado (17) no Teatro Banzeiros

O Teatro Banzeiros será palco, no próximo sábado (17), de uma programação especial preparada pela Prefeitura de Porto Velho em alusão à Semana da Mã

Prefeitura de Porto Velho desmente fake news sobre contrato e reforça legalidade da contratação por adesão

Prefeitura de Porto Velho desmente fake news sobre contrato e reforça legalidade da contratação por adesão

A Prefeitura de Porto Velho informa que a contratação da empresa Plator Engenharia e Meio Ambiente LTDA foi realizada por meio de adesão à Ata de Re

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)