Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Sebrae em Rondônia ajudará agroindústrias de Cacoal a se posicionarem no mercado



Um convênio assinado em outubro entre o Sebrae em Rondônia, a Prefeitura de Cacoal e as agroindústrias, tem como proposta posicionar no mercado, de forma positiva, os produtos fabricados pela agricultura familiar. Em Cacoal, há 42 agroindústrias de diversos segmentos. O convênio prevê o valor de R$ 150 mil, que deverá ser investido na melhoria das marcas.Sebrae em Rondônia ajudará agroindústrias de Cacoal a se posicionarem no mercado - Gente de Opinião

Entre os produtos fabricados pelas agroindústrias de Cacoal estão: mel, frango, iogurte, leite, ovos, entre outros. Segundo o coordenador do Programa de Verticalização da Produção Agropecuária de Cacoal da Agroindústria Familiar, Jorge Murer, o valor investido será revertido para registro de marca, melhoria da rotulagem, logomarcas, melhora no fluxo de processamento, melhoramento no layout e na fachada das agroindústrias.

“Espero que a transformação com essas melhorias sejam grandes em favor da agricultura familiar e do consumidor, que irá receber um produto melhor, elaborado e bem apresentado. Com isso, o homem do campo só tem a ganhar, processando sua matéria-prima e vendendo produtos de qualidade”, destacou Murer.

O convênio firmado é de R$ 150 mil, sendo que o Sebrae contribui com 70% desse valor. Segundo o presidente da Federação das Agroindústrias de Rondônia e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Rondônia, Marcelo Tomé, essa parceria vem para capacitar as agroindústrias do município.

“As agroindústrias de Cacoal já são destaque no cenário rondoniense. O Sebrae vem para somar e, através dessas parcerias, ajudar os agricultores familiares a desenvolverem seus produtos e se posicionarem no mercado”, destacou o presidente.

Para o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, o Governo de Rondônia se destaca na gestão de inovação e tecnologia, fazendo com que os pequenos cresçam de forma inovadora.

“Hoje, no estado, temos mais de 500 agroindústrias trabalhando em vários segmentos de mercado que trazem grandes benefícios para a sociedade. Essas agroindústrias têm crescido dentro do município, mas também têm a possibilidade de se expandirem em Rondônia e até fora do estado”, afirmou Samuel. O convênio foi assinado em uma reunião no gabinete da prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues. O município irá contribuir com 20% do valor do convênio.

“Essas parcerias entre o público e o Sebrae são importantes, e eu as valorizo muito. No caso das agroindústrias, esse convênio ajudará a dar mais qualidade aos nossos produtos, agregando valor às marcas locais”, disse a prefeita.

A aplicação do convênio deverá ser concluída até o final deste ano e todas as ações desenvolvidas nas agroindústrias serão acompanhadas pelo Sebrae.

Saiba mais sobre a atuação do Sebrae junto ao Agronegócio, acessando sebrae.ro ou entrando em contato com a Central de Relacionamento pelo número 0800 570 0800.

Fonte: Dayan Saldanha

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)