Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Seagri repassa fotômetro de chama para curso da Ulbra


O professor Valmir Miguel de Souza, diretor geral do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/Universidade Luterana do Brasil (Ceulji/Ulbra), recebeu das mãos do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) um fotômetro de chama. O repasse foi feito no primeiro dia da Rondônia Rural Show. No mesmo dia foi firmado convênio para viabilização de análise de solo para agricultores familiares e assistidos pela Emater.

A fotometria de chama é utilizada em análises laboratoriais fornecendo, com precisão e facilidade de operação, a concentração de íons alcalinos das amostras biológicas. Segundo o professor Valter Luiz, coordenador do curso de agronomia da Ulbra o equipamento será muito útil na análise de cálcio, potássio e lítio, dos solos de Rondônia. “É um equipamento mais preciso e mais moderno do que o que não tínhamos”.

A doação do equipamento à Ulbra vai permitir também, que agricultores familiares providenciem a análise de solo de suas propriedades. Através do convênio firmado entre a Ulbra e a Emater os agricultores familiares poderão solicitar suas análises a um custo 50% menor que o praticado no mercado.

A assinatura do convênio e de repasse do equipamento foi assinada no estande da Ulbra, nas dependências do Parque de Exposição Hermínio Victorelli, onde está sendo realizada a 2.ª edição da Feira de Tecnologia e Oportunidade de Negócios Agropecuários – Rondônia Rural Show.

Fonte: Wania Ressutti
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)