Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Seagri repassa fotômetro de chama para curso da Ulbra


O professor Valmir Miguel de Souza, diretor geral do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/Universidade Luterana do Brasil (Ceulji/Ulbra), recebeu das mãos do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) um fotômetro de chama. O repasse foi feito no primeiro dia da Rondônia Rural Show. No mesmo dia foi firmado convênio para viabilização de análise de solo para agricultores familiares e assistidos pela Emater.

A fotometria de chama é utilizada em análises laboratoriais fornecendo, com precisão e facilidade de operação, a concentração de íons alcalinos das amostras biológicas. Segundo o professor Valter Luiz, coordenador do curso de agronomia da Ulbra o equipamento será muito útil na análise de cálcio, potássio e lítio, dos solos de Rondônia. “É um equipamento mais preciso e mais moderno do que o que não tínhamos”.

A doação do equipamento à Ulbra vai permitir também, que agricultores familiares providenciem a análise de solo de suas propriedades. Através do convênio firmado entre a Ulbra e a Emater os agricultores familiares poderão solicitar suas análises a um custo 50% menor que o praticado no mercado.

A assinatura do convênio e de repasse do equipamento foi assinada no estande da Ulbra, nas dependências do Parque de Exposição Hermínio Victorelli, onde está sendo realizada a 2.ª edição da Feira de Tecnologia e Oportunidade de Negócios Agropecuários – Rondônia Rural Show.

Fonte: Wania Ressutti
 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)