Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Saúde: Gov entrega 4.010 doses de vacina contra o HPV


 
Gente de Opinião

O trabalho de prevenção em saúde faz parte da campanha de imunização contra o vírus, que, segundo dados do Ministério da Saúde, registra grande incidência de mortes no Brasil.

Em todo o estado, o governo estima vacinar 80% das meninas com idades entre 11 e 13 anos, segundo explicou a diretora da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Alerte Baldez, que representou o governador Confúcio Moura durante o evento.

As doses serão distribuídas para os sete municípios que formam o Cone Sul do Estado: Vilhena (2.281), Colorado (486), Cerejeiras (476), Corumbiara (248), Pimenteiras (72), Cabixi (173) e Chupinguaia (274).

De acordo com o secretário regional de Vilhena, Ronaldo Alevato, a campanha terá inicio a partir do dia 10 de março, com vacinas disponíveis em todas as salas de vacinação do Cone Sul.

Segundo ele, uma equipe da Sesau estará visitando as escolas públicas e privadas dos municípios, alertando sobre a campanha.

Com investimento feito em parceria com o governo federal através do Ministério da Saúde (MS), a campanha de imunização foi idealizada pelo governador Confúcio Moura, que colocou em prática na rede estadual de saúde.

Em Rondônia, 37 mil meninas devem receber a imunização, uma vez que o câncer que mais atinge as mulheres da região amazônica é o do colo de útero.
 
Boas Novas
 
Ainda em Vilhena, a diretora da Agevisa, Arlete Baldez, informou que o governo deve construir as redes de frios das cinco regionais de saúde: Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.

Segundo ela, um total de R$ 14 milhões será investido na área. “Esta é uma boa notícia para o setor de saúde pública do Estado, uma vez que a construção dessas redes de frios encurtará distância, facilitando a distribuição logística de materiais nos 52 municípios rondonienses”, disse. 

O evento contou com a presença de secretários municipais de saúde do Cone Sul, que destacaram, na ocasião, a importância da campanha realizada pelo governo de Rondônia, abraçando simbolicamente uma das caixas com vacina.
 
Textos e foto: Eraldo Morais
Assessoria Regional de Vilhena
Decom – Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir da

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)