Segunda-feira, 30 de março de 2015 - 14h30

A força-tarefa levou profissionais de saúde para suprir a carência existente na rede municipal
O operário Amarildo Campos comemorou o fato de ter sido atendido por médicos da força-tarefa que o governo de Rondônia mandou para Guajará-Mirim. O município enfrenta um colapso na área de saúde. “Fui bem recebido. A população carente precisa muito destes serviços”, revelou.
Morador do município de Nova Mamoré, Amarildo faz parte de um contingente que sempre busca serviços de saúde em Guajará- Mirim. Todos ficaram sem assistência médica em razão da carência de profissionais, equipamentos e medicamentos na rede municipal de saúde.
A força-tarefa levou parte da estrutura da Policlínica Oswaldo Cruz, de Porto Velho, para Guajará-Mirim. Inicialmente, foram encaminhados cirurgiões, pediatras, ortopedistas, ginecologistas, cardiologistas e dermatologistas, além de equipe de apoio. Eles atenderam a população em mutirão.
Na etapa seguinte também foram para o município dois cardiologistas e um ultrassonografista, que deram continuidade às avaliações para os casos em que há necessidade de intervenções cirúrgicas.
CIRURGIAS
Delcy Mazzarelo Cavalcante da Costa, gerente de programas estratégicos de saúde da Secretarial de Estado da Saúde – Sesau, explica que a força-tarefa também organiza o encaminhamento para as cirurgias, que serão realizadas no Hospital de Base, em Porto Velho. Segundo ela, esta é a resposta do governo de Rondônia à carência de profissionais enfrentada pelo município.
A missão, denominada SOS Guajará, é responsável por exames, consultas médicas, inclusive as pré-operatórias e encaminhamentos de emergência. Neste final de semana a equipe totalizou 203 atendimentos a doentes que também vieram dos distritos vizinhos, como o Iata, e municípios, como Nova Mamoré. Na etapa anterior foram realizados 883 atendimentos.
A meta do governo é reduzir em 80% a demanda reprimida do município de Guajará, que sofre com a falta de profissionais, equipamentos e medicamentos. Estas demandas estão sendo superadas e a população sendo atendida dignamente, conforme orientação do governador Confúcio Moura.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes
Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade
A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)
Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)