Segunda-feira, 30 de março de 2015 - 14h30
A força-tarefa levou profissionais de saúde para suprir a carência existente na rede municipal
O operário Amarildo Campos comemorou o fato de ter sido atendido por médicos da força-tarefa que o governo de Rondônia mandou para Guajará-Mirim. O município enfrenta um colapso na área de saúde. “Fui bem recebido. A população carente precisa muito destes serviços”, revelou.
Morador do município de Nova Mamoré, Amarildo faz parte de um contingente que sempre busca serviços de saúde em Guajará- Mirim. Todos ficaram sem assistência médica em razão da carência de profissionais, equipamentos e medicamentos na rede municipal de saúde.
A força-tarefa levou parte da estrutura da Policlínica Oswaldo Cruz, de Porto Velho, para Guajará-Mirim. Inicialmente, foram encaminhados cirurgiões, pediatras, ortopedistas, ginecologistas, cardiologistas e dermatologistas, além de equipe de apoio. Eles atenderam a população em mutirão.
Na etapa seguinte também foram para o município dois cardiologistas e um ultrassonografista, que deram continuidade às avaliações para os casos em que há necessidade de intervenções cirúrgicas.
CIRURGIAS
Delcy Mazzarelo Cavalcante da Costa, gerente de programas estratégicos de saúde da Secretarial de Estado da Saúde – Sesau, explica que a força-tarefa também organiza o encaminhamento para as cirurgias, que serão realizadas no Hospital de Base, em Porto Velho. Segundo ela, esta é a resposta do governo de Rondônia à carência de profissionais enfrentada pelo município.
A missão, denominada SOS Guajará, é responsável por exames, consultas médicas, inclusive as pré-operatórias e encaminhamentos de emergência. Neste final de semana a equipe totalizou 203 atendimentos a doentes que também vieram dos distritos vizinhos, como o Iata, e municípios, como Nova Mamoré. Na etapa anterior foram realizados 883 atendimentos.
A meta do governo é reduzir em 80% a demanda reprimida do município de Guajará, que sofre com a falta de profissionais, equipamentos e medicamentos. Estas demandas estão sendo superadas e a população sendo atendida dignamente, conforme orientação do governador Confúcio Moura.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho
Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por
Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos
Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n
Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho
Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir
Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos
A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,