Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Saneamento básico: Rolim receberá verba para esgoto


Com o objetivo de liberar recurso proveniente do Ministério das Cidades para ampliação do sistema de esgoto de Rolim de Moura foi celebrada na manhã de ontem terça-feira (01), em Porto Velho, a assinatura de convênio entre o governo do Estado, por intermédio da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), e o município de Rolim de Moura para o faturamento e cobrança de serviço referente ao sistema de saneamento do município.

“Tivemos uma audiência sobre a questão do saneamento básico de Rolim de Moura. Se trata de um recurso de R$ 36 milhões do Ministério das Cidades que estavam em uma queda de braço entre o município e a Caerd”, explica o prefeito de Rolim de Moura, Cesar Cassol.

Segundo o prefeito, o município por meio da Autarquia Saneamento Rolim de Moura (Sanerom), criada através da Lei Complementar nº 088/2011, com o objetivo de prestação de serviços públicos de saneamento básico, já havia licitado todo o serviço de ampliação.

Porém a discussão girava em torno da responsabilidade, uma vez que a Caerd, empresa vinculada ao poder Executivo do Estado, é encarregada pela captação, tratamento e distribuição da água em Rolim. Portanto, a cobrança da tarifa de esgoto era realizada sobre o consumo das faturas de água.
Para solucionar a demanda, foi realizada uma reunião no dia 20 de setembro na Caixa Econômica Federal, consignatária do crédito, onde, em videoconferência com representantes do Ministério das Cidades e com a participação da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia, ficou acordado que para o primeiro desembolso de recurso do Ministério para o município bastaria apenas que fosse comprovada a viabilidade de faturar a cobrança da tarifa de esgoto.

Para atender esta demanda, foi celebrado o convênio entre município e Caerd, viabilizando a liberação dos recursos necessários, cabendo ao município arcar com os ônus dos serviços prestados pela Companhia.

Participaram da reunião o governador Confúcio Moura; o prefeito de Rolim de Moura, Cesar Cassol; o deputado estadual Luiz Claudio e o vereador de Rolim de Moura, Fabricio Melo.

Fonte: Decom


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)