Quarta-feira, 2 de outubro de 2013 - 14h58
Com o objetivo de liberar recurso proveniente do Ministério das Cidades para ampliação do sistema de esgoto de Rolim de Moura foi celebrada na manhã de ontem terça-feira (01), em Porto Velho, a assinatura de convênio entre o governo do Estado, por intermédio da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), e o município de Rolim de Moura para o faturamento e cobrança de serviço referente ao sistema de saneamento do município.
“Tivemos uma audiência sobre a questão do saneamento básico de Rolim de Moura. Se trata de um recurso de R$ 36 milhões do Ministério das Cidades que estavam em uma queda de braço entre o município e a Caerd”, explica o prefeito de Rolim de Moura, Cesar Cassol.
Segundo o prefeito, o município por meio da Autarquia Saneamento Rolim de Moura (Sanerom), criada através da Lei Complementar nº 088/2011, com o objetivo de prestação de serviços públicos de saneamento básico, já havia licitado todo o serviço de ampliação.
Porém a discussão girava em torno da responsabilidade, uma vez que a Caerd, empresa vinculada ao poder Executivo do Estado, é encarregada pela captação, tratamento e distribuição da água em Rolim. Portanto, a cobrança da tarifa de esgoto era realizada sobre o consumo das faturas de água.
Para solucionar a demanda, foi realizada uma reunião no dia 20 de setembro na Caixa Econômica Federal, consignatária do crédito, onde, em videoconferência com representantes do Ministério das Cidades e com a participação da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia, ficou acordado que para o primeiro desembolso de recurso do Ministério para o município bastaria apenas que fosse comprovada a viabilidade de faturar a cobrança da tarifa de esgoto.
Para atender esta demanda, foi celebrado o convênio entre município e Caerd, viabilizando a liberação dos recursos necessários, cabendo ao município arcar com os ônus dos serviços prestados pela Companhia.
Participaram da reunião o governador Confúcio Moura; o prefeito de Rolim de Moura, Cesar Cassol; o deputado estadual Luiz Claudio e o vereador de Rolim de Moura, Fabricio Melo.
Fonte: Decom
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)