Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

'Saneamento básico de Cacoal faz parte do PAC' afirma Sueli Aragão


 

Ao participar da extensa agenda da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em Porto Velho, a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão (PMDB) destacou a importância do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, para Rondônia e ao mesmo tempo para Cacoal, nas obras de saneamento básico executadas durante o seu governo.

De acordo com a ministra, o Estado é um exemplo do avanço das obras do PAC. Só em habitação, o andamento das obras representa 90%. Os investimentos do PAC em saneamento e habitação no estado são de R$ 1,3 bilhão.

 
Ação realizada

No governo de Sueli Aragão, uma das maiores obras de ampliação da rede de coleta de esgoto sanitário do município foi financiada pelo programa “Saneamento para Todos”. Cacoal, segundo a ex-prefeita, foi um dos poucos municípios da região norte a obter a aprovação num projeto deste porte, tornando-se referência para todos os municípios brasileiros na área de preservação ambiental e saneamento básico. ”Ao todo, foram investidos aproximadamente 11 milhões de reais com contrapartida da administração municipal“ afirmou Sueli.

Está obra reduz consideravelmente o índice de contaminação, contemplando as bacias do Rio Pirara, Salgadinho e do Rio Machado. Com a ampliação da rede de esgoto, todos os dejetos serão despejados na lagoa de tratamento. Após a conclusão desta obra, o município passará a ter aproximadamente 80% de rede de esgoto. “O lençol freático não será mais contaminado em virtude de existências de fossas sépticas” afirmou a ex-prefeita.

Após a conclusão da obra de saneamento, Cacoal estará no ranking dos municípios do Brasil com maior índice de saneamento básico. Na região norte, o município sai na frente com expressivo percentual de coleta e tratamento de esgoto.


Eleições 2010

“A visita da ministra evidência a importância que Rondônia passa a ter para todo o País, até porque, quando as obras das hidrelétricas se concluírem, todo o Brasil será beneficiado com o fornecimento de energia” enfatizou Sueli Aragão.

A ex-prefeita enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Governo Federal, destacando o trabalho feito pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. “Acho que o momento é propício para que as mulheres ocupem o seu espaço e apresentem o seu potencial e seu trabalho seja em nível federal, estadual ou municipal” disse.

Fonte: Paulo Henrique

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç