Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Saneamento avança em Ariquemes: empresa de saneamento conclui a primeira etapa de construção do novo reservatório de água tratada


Saneamento avança em Ariquemes: empresa de saneamento conclui a primeira etapa de construção do novo reservatório de água tratada - Gente de Opinião

Garantir água com qualidade e regularidade é um dos principais objetivos da Águas de Ariquemes, atualmente, na área urbana do município mais de 93% tem acesso a rede de distribuição, e para fortalecer ainda mais este abastecimento a concessionária iniciou as obras de construção de um novo reservatório de água tratada, capaz de armazenar mais de 2 milhões de litros de água. E nesta semana (22.06) foi finalizada mais uma etapa desta grande obra.

A infraestrutura está sendo construída no Jardim Jorge Teixeira, na região no Parque Tropical, na mesma área onde já estão localizados a Estação Elevatória de Água Tradada (EEAT), e os reservatórios apoiado e elevado. A tecnologia aplicada permitirá que os dois reservatórios operem em níveis distintos, o que otimiza a setorização da cidade.

Na obra que teve início no mês de maio, já foram usadas mais de 50 toneladas de ferro e 226 m³ de concreto para concluir as etapas de perfuração e concretagem de 56 estacas, armação e concretagem do radier. A construção do reservatório seguirá por aproximadamente mais 50 dias, a próxima etapa será de construção e soldagem das paredes. O planejamento da obra prevê ainda a interligação de adutoras ao sistema de distribuição, bem como novos barriletes e revitalização da área.

O novo reservatório faz parte do cronograma de obras e investimentos realizados pela concessionária a fim de elevar o índice de saneamento básico no município e, acompanhar o contínuo crescimento de Ariquemes, pensando nas futuras gerações.

O diretor-executivo da Águas de Ariquemes, Rafael de Miranda, destaca que a concessionária atua de forma transparente no município e reforça o compromisso com a população. “Ter acesso à rede de água tratada é proporcionar dignidade aos moradores. Com total responsabilidade e compromisso, diariamente nossas equipes mapeiam as redes de destruição realizando melhorias e outras manutenções. Trabalhamos 24h, e com a chegada deste novo reservatório teremos mais segurança operacional e conforto para gerenciar os sistemas de abastecimento, principalmente neste período de estiagem”, disse.

A água distribuída pela concessionária em Ariquemes passa por tratamento e um rigoroso controle, realizado pela equipe do Laboratório de Monitoramento de Qualidade, garantindo que atenda a todos os parâmetros previstos na legislação que determina os padrões de potabilidade da água para consumo humano.

Todas as ações, obras e investimentos realizados pela Águas de Ariquemes visam a regularidade e responsabilidade na prestação dos serviços e acompanham o desenvolvimento do município, trazendo ainda mais eficiência ao sistema.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

A cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso, foi anunciada como uma das atrações na comemoração de 111 anos de criação do município de Po

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)