Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Saneamento avança em Ariquemes: empresa de saneamento conclui a primeira etapa de construção do novo reservatório de água tratada


Saneamento avança em Ariquemes: empresa de saneamento conclui a primeira etapa de construção do novo reservatório de água tratada - Gente de Opinião

Garantir água com qualidade e regularidade é um dos principais objetivos da Águas de Ariquemes, atualmente, na área urbana do município mais de 93% tem acesso a rede de distribuição, e para fortalecer ainda mais este abastecimento a concessionária iniciou as obras de construção de um novo reservatório de água tratada, capaz de armazenar mais de 2 milhões de litros de água. E nesta semana (22.06) foi finalizada mais uma etapa desta grande obra.

A infraestrutura está sendo construída no Jardim Jorge Teixeira, na região no Parque Tropical, na mesma área onde já estão localizados a Estação Elevatória de Água Tradada (EEAT), e os reservatórios apoiado e elevado. A tecnologia aplicada permitirá que os dois reservatórios operem em níveis distintos, o que otimiza a setorização da cidade.

Na obra que teve início no mês de maio, já foram usadas mais de 50 toneladas de ferro e 226 m³ de concreto para concluir as etapas de perfuração e concretagem de 56 estacas, armação e concretagem do radier. A construção do reservatório seguirá por aproximadamente mais 50 dias, a próxima etapa será de construção e soldagem das paredes. O planejamento da obra prevê ainda a interligação de adutoras ao sistema de distribuição, bem como novos barriletes e revitalização da área.

O novo reservatório faz parte do cronograma de obras e investimentos realizados pela concessionária a fim de elevar o índice de saneamento básico no município e, acompanhar o contínuo crescimento de Ariquemes, pensando nas futuras gerações.

O diretor-executivo da Águas de Ariquemes, Rafael de Miranda, destaca que a concessionária atua de forma transparente no município e reforça o compromisso com a população. “Ter acesso à rede de água tratada é proporcionar dignidade aos moradores. Com total responsabilidade e compromisso, diariamente nossas equipes mapeiam as redes de destruição realizando melhorias e outras manutenções. Trabalhamos 24h, e com a chegada deste novo reservatório teremos mais segurança operacional e conforto para gerenciar os sistemas de abastecimento, principalmente neste período de estiagem”, disse.

A água distribuída pela concessionária em Ariquemes passa por tratamento e um rigoroso controle, realizado pela equipe do Laboratório de Monitoramento de Qualidade, garantindo que atenda a todos os parâmetros previstos na legislação que determina os padrões de potabilidade da água para consumo humano.

Todas as ações, obras e investimentos realizados pela Águas de Ariquemes visam a regularidade e responsabilidade na prestação dos serviços e acompanham o desenvolvimento do município, trazendo ainda mais eficiência ao sistema.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)