Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ROOSEVELT: Representante da ONU é refém dos Índios


Índios cinta-larga fizeram 4 reeféns em reserva no sul do estado

Estão reféns dos índios cintas-largas o representante da ONU Davi Martins o procurador federal em Rondônia Reginaldo Trindade, a noiva dele e um funcionário da Funai. Os índios exigem a presença do presidente da Funai e do ministro da Justiça na região. Os índios cinta-larga ganharam reforço dos índios da tribo surui, as duas terras indígenas são vizinhas.

Os índios querem a mudança na fiscalização feita pela Polícia Federal, que mantém base nas principais entradas da reserva, melhorias no atendimento prestado pela Funai aos índios cinta-larga, melhorias nas áreas de educação e saúde e a criação de alternativas econômicas para os índios.

A reserva Roosevelt que fica a 100 km do município de Espigão do Oeste é uma região de difícil acesso, tem sido palco de conflitos entre garimpeiros e índios cinta-larga por causa do garimpo ilegal de diamantes. 

Em 2004 vinte e nove garimpeiros foram mortos a tiros, golpes de borduna e lanças. A assessoria do presidente da Funai disse que ele deve ir a região para conversar com os índios, ele cumpre agenda em terra indígena no sul do amazonas. 

Fonte: Adréia Fortini - Globonews                 

ROOSEVELT: Representante da ONU é refém dos Índios - Gente de Opinião
MONTEZUMA CRUZ: ninguém apareceu na audiência
CINTAS-LARGAS são irredutíveis sobre direito a jazidas
Operação que fiscaliza garimpos na Amazônia - 2ª FASE

CORREIO BRAZILIENSE TERRA DOS DIAMANTES
Após massacre, garimpo em reserva indígena segue ativo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)