Domingo, 9 de dezembro de 2007 - 13h20
Índios cinta-larga fizeram 4 reeféns em reserva no sul do estado
Estão reféns dos índios cintas-largas o representante da ONU Davi Martins o procurador federal em Rondônia Reginaldo Trindade, a noiva dele e um funcionário da Funai. Os índios exigem a presença do presidente da Funai e do ministro da Justiça na região. Os índios cinta-larga ganharam reforço dos índios da tribo surui, as duas terras indígenas são vizinhas.
Os índios querem a mudança na fiscalização feita pela Polícia Federal, que mantém base nas principais entradas da reserva, melhorias no atendimento prestado pela Funai aos índios cinta-larga, melhorias nas áreas de educação e saúde e a criação de alternativas econômicas para os índios.
A reserva Roosevelt que fica a 100 km do município de Espigão do Oeste é uma região de difícil acesso, tem sido palco de conflitos entre garimpeiros e índios cinta-larga por causa do garimpo ilegal de diamantes.
Em 2004 vinte e nove garimpeiros foram mortos a tiros, golpes de borduna e lanças. A assessoria do presidente da Funai disse que ele deve ir a região para conversar com os índios, ele cumpre agenda em terra indígena no sul do amazonas.
Fonte: Adréia Fortini - Globonews

MONTEZUMA CRUZ: ninguém apareceu na audiência
CINTAS-LARGAS são irredutíveis sobre direito a jazidas
Operação que fiscaliza garimpos na Amazônia - 2ª FASE
CORREIO BRAZILIENSE TERRA DOS DIAMANTES
Após massacre, garimpo em reserva indígena segue ativo
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios
O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)