Domingo, 9 de dezembro de 2007 - 13h20
Índios cinta-larga fizeram 4 reeféns em reserva no sul do estado
Estão reféns dos índios cintas-largas o representante da ONU Davi Martins o procurador federal em Rondônia Reginaldo Trindade, a noiva dele e um funcionário da Funai. Os índios exigem a presença do presidente da Funai e do ministro da Justiça na região. Os índios cinta-larga ganharam reforço dos índios da tribo surui, as duas terras indígenas são vizinhas.
Os índios querem a mudança na fiscalização feita pela Polícia Federal, que mantém base nas principais entradas da reserva, melhorias no atendimento prestado pela Funai aos índios cinta-larga, melhorias nas áreas de educação e saúde e a criação de alternativas econômicas para os índios.
A reserva Roosevelt que fica a 100 km do município de Espigão do Oeste é uma região de difícil acesso, tem sido palco de conflitos entre garimpeiros e índios cinta-larga por causa do garimpo ilegal de diamantes.
Em 2004 vinte e nove garimpeiros foram mortos a tiros, golpes de borduna e lanças. A assessoria do presidente da Funai disse que ele deve ir a região para conversar com os índios, ele cumpre agenda em terra indígena no sul do amazonas.
Fonte: Adréia Fortini - Globonews

MONTEZUMA CRUZ: ninguém apareceu na audiência
CINTAS-LARGAS são irredutíveis sobre direito a jazidas
Operação que fiscaliza garimpos na Amazônia - 2ª FASE
CORREIO BRAZILIENSE TERRA DOS DIAMANTES
Após massacre, garimpo em reserva indígena segue ativo
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)