Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rondônia está prestes a viver o drama da falta de oxigênio, alerta prefeito Pedro Fernandes


Rondônia está prestes a viver o drama da falta de oxigênio, alerta prefeito Pedro Fernandes - Gente de Opinião
O prefeito de Cujubim, Pedro Fernandes, alerta para o colapso de fornecimento de oxigênio para os municípios do Estado de Rondônia. A alarmante situação foi repassada ao Município nesta quarta-feira (10), por um fornecedor de oxigênio da cidade de Cacoal.

A pandemia e a complexa situação que o Brasil se encontra, com colapsos no sistema de saúde em vários grandes centros, já chegou a Rondônia. “A falta de leitos de UTI tem deixado muitas pessoas sem chances mínimas de se manterem vivas. E agora, se a ajuda não chegar, teremos ainda a falta de oxigênio”, ressalta Pedro.

Em seu alerta a empresa responsável pelo fornecimento de oxigênio para cidade de Cujubim, avisa que se não conseguir insumos, a entrega do produto será suspendida a partir dos próximos 15 dias. “Recebemos esta notícia com muita preocupação. Embora nossa cidade seja pequena, oxigênio é vida, e nossos profissionais já salvaram muitas vidas com esse oxigênio. Recebo essa notícia preocupado também com as demais cidades, que recebem os pacientes de Cujubim e de outras localidades em seus leitos de UTI. Se as fábricas não conseguirem insumos, o colapso será geral”, alerta o prefeito.

A empresa informou que depende de insumos que vem da região Sul, Sudeste e Nordeste do país. São materiais importantes para produção que contém oxigênio, nitrogênio, argônio e CO² líquido, entre outros. Estes fornecedores passaram a não programar mais as remessas desses materiais, o que traz insegurança e dificulta a garantia e continuidade da produção.

No comunicado ao Município, a empresa informou ainda que órgãos estaduais e federais também foram alertados sobre esta situação.

“Estamos em contato com as demais autoridades de nosso estado para buscar ajuda. A situação exige muito mais que este alerta, mas sim da união de todos em busca de alternativas”, finaliza Pedro.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)