Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Rondônia elegerá para governador a 'Jóia de Ariquemes', diz Marinha Raupp


 

“Os números do CDL atestam com clareza que o povo de Rondônia está, finalmente, descobrindo que a ‘Jóia de Ariquemes’ poderá ser do Estado inteiro”, disse a deputada federal e candidata à reeleição da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB) Marinha Raupp (PMDB), ao comentar, neste domingo (12), os 27,2% de intenções de voto que colocaram o candidato Confúcio Moura (PMDB) na liderança da disputa pelo governo, com vantagem acima da margem de erro sobre o concorrente mais próximo, conforme o levantamento EPP/CDL divulgado na véspera.

“Nenhuma população entrega cinco mandatos consecutivos a alguém - o mais recente deles legitimado por mais de 70% de aprovação -, se não considerar o depositário dessa imensa confiança uma verdadeira ‘jóia’ política da comunidade”, destacou Marinha Raupp numa referência aos três mandatos de Confúcio Moura na Câmara Federal, de onde se licenciou em 2004 para se eleger prefeito de Ariquemes, reeleito quatro anos depois com 73% dos votos válidos.

Segundo Marinha Raupp, quem quer que se detenha por não mais de alguns minutos para analisar, com seriedade, a trajetória política de Confúcio Moura vai ser arrebatado pelo mesmo sentimento que predomina hoje entre os habitantes da chamada “Grande Ariquemes”.

“Naquela região, o povo enxergou no médico despojado e atencioso o representante confiável e, em seguida, o já experiente e dedicado parlamentar revelou-se o administrador mais eficiente e zeloso de quantos o município já teve, como endossam as duas gestões repletas de empreendimentos inovadores e premiadas até no exterior”, explicou da deputada.

“Ariquemes lapidou Confúcio Moura para Rondônia. O tempo que resta de campanha parece curto, mas a experiência eleitoral que tenho me deixa convencida de que é suficiente para a população enxergar a ‘jóia’ que lhe está sendo oferecida como próximo governador”, ponderou Marinha Raupp.

EVOLUÇÃO

Para Marinha Raupp, segundo analisou ao comparar os dados da EPP/CDL com os das pesquisas oficiais anteriores, o primeiro lugar de Confúcio Moura na preferência dos rondonienses era apenas uma questão de tempo, pois o maior empecilho do candidato aliancista sempre consistiu na modesta amplitude da sua imagem em termos estaduais.

“É perfeitamente compreensível. As duas campanhas recentes vencidas por Confúcio Moura se deram no âmbito municipal. Nas três anteriores a estas, embora pudesse pedir votos em todo Estado, concentrou sua pregação na sua base de atuação, a ‘Grande Ariquemes’. Asssim, quando assumiu o comando da Aliança, não era conhecido o suficiente em todo Estado, senão teria começado já na liderança. Mas a campanha está mostrando a ‘jóia’ que ele é e o povo já está percebendo e começando a revelar sua preferência. Previ isso ainda em julho”, acentuou Marinha Raupp.

De acordo com Marinha Raupp, o que as pesquisas estão mostrando é que, com a campanha eleitoral, principalmente com a marcha dos programas de rádio e televisão do horário eleitoral somada à intensificação das demais atividades da Aliança, Confúcio Moura está transpondo rapidamente essa barreira.

“Os dados oficiais falam por si. Já primeira pesquisa do Ibope, Confúcio Moura apareceu com 21% das intenções de votos. Na sondagem seguinte do mesmo instituto, o candidato da Alçiança subiu para 22% das preferências, evoluindo em seguida para 25,3% das intenções no levantamento do Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística (IRPE) divulgado no dia 04 passado, para alcançar a liderança da disputa agora com 27,25% das preferências eleitorais”, arrematou Marinha Raupp.

“É isso que os números do CDL mostram. Que a ‘Jóia de Ariquemes’ está a caminho de ser do Estado inteiro. No que nos diz respeito, já estamos – eu, o senador Valdir Raupp e todos os companheiros da Aliança – redobrando os esforços para mostrar o brilho de Confúcio Moura para toda população. Vamos conseguir e, como eu disse em junho e muitos acharam que eu estava exagerando, se ele não chegar em primeiro lugar na segunta etapa da eleição, vence já é no primeiro turno. Falta pouco, pode apostar”, desafiou Marinha Raupp ao final.


Fonte: Edna Okabayashi
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce