Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rolim de Moura tem a sexta maior população de RO


A cidade de Rolim de Moura já tem a sexta maior população do estado de Rondônia. Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta semana e publicados no Diário Oficial da União da última quinta-feira (28), o município aparece com 55.807 habitantes, ultrapassando Jaru que atualmente tem 55.669 moradores, segundo o órgão. Os números são obtidos através de projeções matemáticas.

No senso de 2010, a principal cidade da zona da mata rondoniense tinha uma população de 50.648 pessoas. De acordo com o IBGE, em quatro anos o município ganhou 5.159 novos habitantes, ou seja, um crescimento de 10,18%. A capital Porto Velho continua com a maior população (494.013), seguida por Ji-Paraná (129.242), Ariquemes (102.860), Vilhena (89.797) e Cacoal (86.556).

Já o crescimento do eleitorado neste mesmo período foi menor. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, Rolim de Moura tem atualmente 37.984 eleitores aptos a votar nas eleições de 05 de outubro próximo. Número que representa 3,37% de todo contingente de Rondônia. Em 2010 eram 35.935 os eleitores, uma diferença de 2.049, representando um aumento de 5,7%.

O prefeito em exercício, Luizão do Trento, vê com bons olhos os números e espera que os repasses estaduais e da união também sejam atualizados. “Nossa região é polarizada. Principalmente na saúde atendemos pacientes de pelo menos 13 municípios próximos e isso tem um custo muito alto. Mesmo assim, fico feliz por ver o crescimento de nossa cidade”, pontuou.

Fonte:
Denis Farias

Gente de OpiniãoSábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio

Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Gente de Opinião Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)