Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rios transbordam em Pimenta Bueno, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes (RO)



Enchentes castigam novamente diversos municípios de Rondônia. Agora, além de Pimenta Bueno, Cacoal e Ji-Paraná, parte de Ariquemes sofre com a cheia do rio Jamarí.

Daniel Panobianco - O excesso de chuva nas bacias hidrográficas de Rondônia proporciona neste mês de março a subida drástica do nível dos rios no interior. 

Os rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno voltaram a transbordar em Pimenta Bueno inundado inúmeras residências e estabelecimentos comerciais. Desde o inicio do ano, essa já é a quarta vez em que a régua da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) ultrapassa a cota de alerta que é de 5,35 metros. Atualmente, a régua marca 7,52 metros em Pimenta Bueno. 

Já em Ji-Paraná, o rio Machado, que há 32 dias está acima da cota de alerta para enchentes - que é de 9,78 metros - alcançou na manhã desta quarta-feira, 10,72 metros, também em outra régua da ANA. A situação é preocupante, pois várias famílias, que já sofreram com a enchente registrada em fevereiro voltaram a ser castigadas novamente; Algumas já saíram de suas casas conscientes de que o rio irá subir ainda mais. No Distrito de Riozinho, em Cacoal, o excesso de água na calha do Machado mantém o córrego que corta a região muito cheio, também provocando alagamentos. 

Mas a maior elevação dos rios ocorreu no centro-norte rondoniense. O nível do rio Jamarí, em Ariquemes, saltou de 6,29 metros para 8,58 metros em 24 horas, também segundo a ANA. Diversas propriedades rurais estão totalmente alagadas e alguns estabelecimentos comerciais que ficam às margens do rio desapareceram. Estradas vicinais também foram tomadas pelas águas, onde o tráfego da população rural está comprometido. 

A enchente no rio Jamarí veio a calhar após muita chuva registrada no final de semana na região de Governador Jorge Teixeira, onde o mesmo se forma. Cerca de 200 famílias ribeirinhas estão sendo afetadas pela enchente. 

Em todo o Estado de Rondônia, desde o inicio do ano, as enchentes e/ou chuvas já afetaram 115 mil pessoas, sendo mais de 15 mil que ficaram desabrigadas ou desalojadas (foram para casas de amigos e/ou parentes).

Dados: Corpo de Bombeiros - ANA
(Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)