Porto Velho (RO) sábado, 16 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Jaru terá mata ciliar recuperada


  
Recuperação da mata ciliar do Rio Jaru. Esta foi a pauta da reunião na Câmara Municipal da cidade. O encontro discutiu alternativas para evitar danos a natureza e impedir a morte dos peixes.  Durante a reunião foi definida diretrizes das ações a serem realizadas, sendo divididas as  responsabilidades entre o Sipam, através do Programa Probacias, Sedam, Prefeitura Municipal, MP, Caerd, , EPA (ONG, local), Incra, Ceplac e Unir.

A reunião de trabalho foi uma iniciativa do Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Jaru e foi acolhida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, que irá assinar em fevereiro próximo um Termo de Cooperação Técnica com o MP e  Prefeitura, visando a efetivação da parceria.

O Secretario da Sedam Cletho Muniz de Brito disse que recuperar as matas ciliares do Estado é prioridade do governo estadual. “A Sedam estará lançando oficialmente, no inicio do próximo ano, o maior programa que Rondônia nunca viu igual, é o Programa de Recuperação da Mata Ciliar, com abrangência estadual, nos 52 municípios e demais distritos de Rondônia, com ações efetivas no fornecimento de mudas, formando frente de trabalhos que irá permitir aos agricultores a recomposição das matas ciliares”.

O programa, conta com a parceria da Emater, Embrapa, MP, Sipam e outros órgãos ligados a área ambiental.

A coordenadora do Programa, Kátia Regina Casula, diz que será feito um plano de ação para recuperar o rio Jaru, inclusive com a instalação de viveiros no município e compra de sementes dos índios Uru-eu-wau-wau, compromisso antes assumido pela prefeitura e repassado ao estado. “A sedam através de suas Coordenadorias, irá acompanhar e monitorar o plantio das mudas”.

Além do promotor de justiça de Jaru e do secretário da Sedam participaram da reunião o Deputado Estadual Amauri dos Santos, representantes do Sipam, Caerd, Prefeitura, EPA (ONG, local), Incra, Ceplac, Unir, , empresários dos mais diversos segmentos e comunidade em geral.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

O ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro de 2021 pel

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Moradores da zona Leste e imediações terão acesso a diversos serviços de cunho social em um só lugar e gratuitos. A Prefeitura de Porto Velho realiza,

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

A Prefeitura de Porto Velho entregou, no sábado (9), durante solenidade na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Areal da Florest