Sábado, 27 de dezembro de 2008 - 16h04
Recuperação da mata ciliar do Rio Jaru. Esta foi a pauta da reunião na Câmara Municipal da cidade. O encontro discutiu alternativas para evitar danos a natureza e impedir a morte dos peixes. Durante a reunião foi definida diretrizes das ações a serem realizadas, sendo divididas as responsabilidades entre o Sipam, através do Programa Probacias, Sedam, Prefeitura Municipal, MP, Caerd, , EPA (ONG, local), Incra, Ceplac e Unir.
A reunião de trabalho foi uma iniciativa do Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Jaru e foi acolhida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, que irá assinar em fevereiro próximo um Termo de Cooperação Técnica com o MP e Prefeitura, visando a efetivação da parceria.
O Secretario da Sedam Cletho Muniz de Brito disse que recuperar as matas ciliares do Estado é prioridade do governo estadual. A Sedam estará lançando oficialmente, no inicio do próximo ano, o maior programa que Rondônia nunca viu igual, é o Programa de Recuperação da Mata Ciliar, com abrangência estadual, nos 52 municípios e demais distritos de Rondônia, com ações efetivas no fornecimento de mudas, formando frente de trabalhos que irá permitir aos agricultores a recomposição das matas ciliares.
O programa, conta com a parceria da Emater, Embrapa, MP, Sipam e outros órgãos ligados a área ambiental.
A coordenadora do Programa, Kátia Regina Casula, diz que será feito um plano de ação para recuperar o rio Jaru, inclusive com a instalação de viveiros no município e compra de sementes dos índios Uru-eu-wau-wau, compromisso antes assumido pela prefeitura e repassado ao estado. A sedam através de suas Coordenadorias, irá acompanhar e monitorar o plantio das mudas.
Além do promotor de justiça de Jaru e do secretário da Sedam participaram da reunião o Deputado Estadual Amauri dos Santos, representantes do Sipam, Caerd, Prefeitura, EPA (ONG, local), Incra, Ceplac, Unir, , empresários dos mais diversos segmentos e comunidade em geral.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam
Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura
O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)