Segunda-feira, 17 de março de 2008 - 20h50

Fortes chuvas isolam a população no sul de Rondônia. Fazendas estão alagadas e os alunos sem aulas há dias.
Daniel Panobianco - As fortes chuvas que caíram nos últimos dias entre o extremo oeste de Mato Grosso e o sul de Rondônia provocaram uma expressiva elevação no nível do rio Guaporé no sul rondoniense. O nível está até 2 metros acima da média entre os municípios de Cabixi e Alto Alegre dos Parecis, mas a situação é critica e desoladora em Pimenteiras do Oeste, cidade que fica às margens do Guaporé, na fronteira com a Bolívia.
O volume excessivo de chuva em pontos localizados – mais de 150 milímetros - resultou em uma subida espontânea no nível do rio Guaporé no último final de semana. Grande parte da cidade de Pimenteiras encontra-se debaixo d’ água. Ruas viraram verdadeiros rios, onde até peixes são encontrados. A tubulação de águas pluviais não consegue suprir a grande quantidade de água e muitos bueiros já foram levados pela correnteza do rio. O perigo agora é para a concentração de doenças endêmicas e infestação de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões.
O governo do Estado, juntamente com a Defesa Civil faz um apelo à população de Rondônia que enviem mantimentos aos desabrigados.
Com o decreto de Estado de Calamidade Pública, município e Estado estão autorizados a realizarem obras sem a necessidade de licitação.
Em uma vasta área ao longo do rio Guaporé, cerca de 100 quilômetros de extensão, milhares de ribeirinhos estão isolados. O grande prejuízo na região é com os alunos que estão sem aulas há dias devido à impossibilidade de locomoção.
Várias fazendas ao longo do rio Guaporé foram literalmente tomadas pela força das águas e estão isoladas do restante do Estado.
Uma epidemia de dengue é o maior medo na região, haja vista que há dois anos, Pimenteiras sofre com a doença.
Dados: Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste – ANA – Jornal Folha de Vilhena
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias
Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Cacoal avança na gestão de resíduos com reunião estratégica do Programa Pró-Catadores
Quando o diálogo acontece, o que era problema vira caminho. Foi com esse espírito que o Sebrae em Rondônia, por meio da Unidade de Cacoal, realizou

Comércio de Ji-Paraná inicia novo ciclo com posse da diretoria da CDL
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná empossou sua nova diretoria na noite da última quarta-feira (17). O empresário Gederson Vigatti a
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)