Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Guaporé transborda e Pimenteiras entra em Estado de Calamidade Pública


Rio Guaporé transborda e Pimenteiras entra em Estado de Calamidade Pública - Gente de Opinião

Fortes chuvas isolam a população no sul de Rondônia. Fazendas estão alagadas e os alunos sem aulas há dias.

Daniel Panobianco - As fortes chuvas que caíram nos últimos dias entre o extremo oeste de Mato Grosso e o sul de Rondônia provocaram uma expressiva elevação no nível do rio Guaporé no sul rondoniense. O nível está até 2 metros acima da média entre os municípios de Cabixi e Alto Alegre dos Parecis, mas a situação é critica e desoladora em Pimenteiras do Oeste, cidade que fica às margens do Guaporé, na fronteira com a Bolívia. 

O volume excessivo de chuva em pontos localizados – mais de 150 milímetros - resultou em uma subida espontânea no nível do rio Guaporé no último final de semana. Grande parte da cidade de Pimenteiras encontra-se debaixo d’ água. Ruas viraram verdadeiros rios, onde até peixes são encontrados. A tubulação de águas pluviais não consegue suprir a grande quantidade de água e muitos bueiros já foram levados pela correnteza do rio. O perigo agora é para a concentração de doenças endêmicas e infestação de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões. 

O governo do Estado, juntamente com a Defesa Civil faz um apelo à população de Rondônia que enviem mantimentos aos desabrigados. 

Com o decreto de Estado de Calamidade Pública, município e Estado estão autorizados a realizarem obras sem a necessidade de licitação.
Em uma vasta área ao longo do rio Guaporé, cerca de 100 quilômetros de extensão, milhares de ribeirinhos estão isolados. O grande prejuízo na região é com os alunos que estão sem aulas há dias devido à impossibilidade de locomoção. 

Várias fazendas ao longo do rio Guaporé foram literalmente tomadas pela força das águas e estão isoladas do restante do Estado.
Uma epidemia de dengue é o maior medo na região, haja vista que há dois anos, Pimenteiras sofre com a doença.

Dados: Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste – ANA – Jornal Folha de Vilhena
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos