Segunda-feira, 17 de março de 2008 - 20h50

Fortes chuvas isolam a população no sul de Rondônia. Fazendas estão alagadas e os alunos sem aulas há dias.
Daniel Panobianco - As fortes chuvas que caíram nos últimos dias entre o extremo oeste de Mato Grosso e o sul de Rondônia provocaram uma expressiva elevação no nível do rio Guaporé no sul rondoniense. O nível está até 2 metros acima da média entre os municípios de Cabixi e Alto Alegre dos Parecis, mas a situação é critica e desoladora em Pimenteiras do Oeste, cidade que fica às margens do Guaporé, na fronteira com a Bolívia.
O volume excessivo de chuva em pontos localizados – mais de 150 milímetros - resultou em uma subida espontânea no nível do rio Guaporé no último final de semana. Grande parte da cidade de Pimenteiras encontra-se debaixo d’ água. Ruas viraram verdadeiros rios, onde até peixes são encontrados. A tubulação de águas pluviais não consegue suprir a grande quantidade de água e muitos bueiros já foram levados pela correnteza do rio. O perigo agora é para a concentração de doenças endêmicas e infestação de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões.
O governo do Estado, juntamente com a Defesa Civil faz um apelo à população de Rondônia que enviem mantimentos aos desabrigados.
Com o decreto de Estado de Calamidade Pública, município e Estado estão autorizados a realizarem obras sem a necessidade de licitação.
Em uma vasta área ao longo do rio Guaporé, cerca de 100 quilômetros de extensão, milhares de ribeirinhos estão isolados. O grande prejuízo na região é com os alunos que estão sem aulas há dias devido à impossibilidade de locomoção.
Várias fazendas ao longo do rio Guaporé foram literalmente tomadas pela força das águas e estão isoladas do restante do Estado.
Uma epidemia de dengue é o maior medo na região, haja vista que há dois anos, Pimenteiras sofre com a doença.
Dados: Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste – ANA – Jornal Folha de Vilhena
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho
Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio
Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio
Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho
O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)