Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Guaporé transborda e Pimenteiras entra em Estado de Calamidade Pública


Rio Guaporé transborda e Pimenteiras entra em Estado de Calamidade Pública - Gente de Opinião

Fortes chuvas isolam a população no sul de Rondônia. Fazendas estão alagadas e os alunos sem aulas há dias.

Daniel Panobianco - As fortes chuvas que caíram nos últimos dias entre o extremo oeste de Mato Grosso e o sul de Rondônia provocaram uma expressiva elevação no nível do rio Guaporé no sul rondoniense. O nível está até 2 metros acima da média entre os municípios de Cabixi e Alto Alegre dos Parecis, mas a situação é critica e desoladora em Pimenteiras do Oeste, cidade que fica às margens do Guaporé, na fronteira com a Bolívia. 

O volume excessivo de chuva em pontos localizados – mais de 150 milímetros - resultou em uma subida espontânea no nível do rio Guaporé no último final de semana. Grande parte da cidade de Pimenteiras encontra-se debaixo d’ água. Ruas viraram verdadeiros rios, onde até peixes são encontrados. A tubulação de águas pluviais não consegue suprir a grande quantidade de água e muitos bueiros já foram levados pela correnteza do rio. O perigo agora é para a concentração de doenças endêmicas e infestação de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões. 

O governo do Estado, juntamente com a Defesa Civil faz um apelo à população de Rondônia que enviem mantimentos aos desabrigados. 

Com o decreto de Estado de Calamidade Pública, município e Estado estão autorizados a realizarem obras sem a necessidade de licitação.
Em uma vasta área ao longo do rio Guaporé, cerca de 100 quilômetros de extensão, milhares de ribeirinhos estão isolados. O grande prejuízo na região é com os alunos que estão sem aulas há dias devido à impossibilidade de locomoção. 

Várias fazendas ao longo do rio Guaporé foram literalmente tomadas pela força das águas e estão isoladas do restante do Estado.
Uma epidemia de dengue é o maior medo na região, haja vista que há dois anos, Pimenteiras sofre com a doença.

Dados: Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste – ANA – Jornal Folha de Vilhena
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento