Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Reunião em Buritis discutirá conflitos agrários na região


A superintendência regional do Incra, o programa Terra Legal, a ouvidoria agrária regional, a Polícia Militar, Polícia Civil e a secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia se reunirão nesta quinta-feira (19), às 10 horas, na Câmara Municipal de Buritis, para discutir a violência no campo na região.

O superintendente do Incra/RO, Flavio Luis Carvalho Ribeiro, afirmou que o órgão está intensificando sua atuação na região e firmando parcerias com o programa Terra Legal e governo do estado para solucionar os conflitos agrários. “Vamos ampliar a presença do Incra no local e aprimorar o diálogo para resolver os conflitos e construir uma reforma agrária de qualidade”, disse.

O Incra possui 13 projetos de assentamento em Buritis, com 2.850 famílias, e nove em Campo Novo, com 1.290 famílias. Existem 872 famílias acampadas na região, nos acampamentos José e Nélio, Élcio Machado, Jacinópolis II e Conquista da União, segundo dados do Sistema de Informação de Projetos de Reforma Agrária (Sipra).

Entre as ações do Incra para a melhoria da qualidade de vida nos assentamentos de Buritis e Campo Novo, o superintendente destacou o serviço de assistência técnica que será estendido a 717 famílias com a assinatura em breve de novo contrato com a Emater/RO. Haverá investimentos em crédito, nas modalidades apoio inicial, aquisição e recuperação de materiais de construção e obras de infraestrutura e construção de estradas. Com o Terra Legal a parceria buscará agilizar a emissão de títulos de terra, com georreferenciamento das glebas, levantamento de posses e ações judiciais para desapropriação.

Fonte: Jeanne Machado
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento