Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Regularização Urbana: Governo entregará três mil títulos


França explicou que o programa de regularização fundiária consiste em uma parceria entre o governo do Estado e municípios, a fim de oferecer a posse definitiva aos moradores com renda familiar de até três salários mínimos. “O projeto esta entre as ações do governo Confúcio Moura, de trabalhar a inclusão social, dando aos moradores a posse definitiva do seu terreno, o que facilitará na aplicação ou na busca de qualquer outro benefício de caráter financeiro”, ressaltou.

“Título Já” teve início no ano passado e já beneficiou cinco municípios, entre eles Ariquemes, Theobrama, Presidente Médici, Pimenta Bueno e Primavera do Oeste. Em 2012 o programa irá contemplar os municípios de Buritis, Cacoal, Alvorada do Oeste, Cacaulândia, Santa Luzia, Rolim de Moura, Machadinho, Jaru, Vilhena e Mirante da Serra.

Em Ariquemes, a parceria governo e prefeitura entregará três mil títulos, livres de qualquer custo para as famílias de baixa renda.

Para esclarecer dúvidas sobre o programa, a equipe da Corefur e o secretário França participaram de uma maratona de entrevistas em rádios, programa de TV e jornais impressos. “A idéia é chamar a atenção da população quanto a necessidade de ter a posse definitiva do seu lote e o quanto de benefícios esta aquisição pode somar”, esclareceu Allann França.

Preocupado com o aspecto da legalidade, o adjunto da Sedes disse que uma das primeiras medidas da equipe ao chegar ao município foi procurar o Ministério Público para esclarecer os requisitos da ação, assim com a necessidade de divulgação. A equipe esteve ainda no cartório de registro de imóveis que já conta com uma equipe especifica para cuidar da demanda. “Esta tudo bem encaminhado em Ariquemes, a idéia é ter essas três mil famílias cadastradas em um período de 30 dias”.

No Centro Administrativo Municipal Dr. Carpintero, a equipe do governo participou de reunião com o prefeito Márcio Raposo, o diretor de regularização fundiária do município e presidentes de associações de bairros. Na ocasião foi dito que logo após a entrega dos títulos, será feito um aditivo para mais três mil escrituras.

O cadastro de famílias está acontecendo na prefeitura e no Centro da Juventude do setor 10. A comunidade poderá ir até estas localidades para se informar dos documentos necessários para o preenchimento do formulário e assim conquistar a escritura do terreno sem custos adicionais.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)