Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Regional do TCE em Vilhena realiza seu primeiro curso de capacitação



Foi aberto, ontem (2), no auditório da sede da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO), na cidade de Vilhena, o curso de Aperfeiçoamento e Operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), destinado aos conselheiros e técnicos dos municípios que compõem o Fundo nos municípios do Cone Sul do Estado.

Durante a solenidade de abertura, o conselheiro vice-presidente do TCE, Valdivino Crispim de Souza, disse que o curso, o primeiro realizado pela Secretaria Regional, marca o início de um programa de capacitação que a unidade fiscalizadora desenvolverá para os jurisdicionados daquela região.

O conselheiro também falou da importância do papel dos conselheiros do Fundeb, cujo objetivo é o resgate do ensino no País. “Os senhores dão uma contribuição importantíssima para Rondônia e para o Brasil, promovendo a cidadania através de seus trabalhos”, salientou Crispim.

Em seu pronunciamento, o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, disse que os conselheiros do Fundeb, ao receber essa capacitação através da Escola de Contas do IEP, em conjunto com a Secretaria Regional em Vilhena, demonstram o compromisso social assumido, aprimorando-se para desenvolver com maior eficiência o controle social por meio das suas atribuições.

Já a promotora de Justiça Yara Trovalon, que fez parte da mesa de abertura como representante do Ministério Público estadual no município de Vilhena, afirmou que, sem o trabalho desenvolvido pelos conselheiros do Fundeb, seria difícil realizar o acompanhamento dos recursos destinados à educação, tanto por parte do Tribunal de Contas quanto do Ministério Público.

“Com a parceria dos conselheiros do Fundeb, que desenvolvem um trabalho voluntário, estamos dando a nossa contribuição para a transformação da nossa sociedade, que se inicia por um dos maiores direito do cidadão: a educação”, enfatizou Yara Travalon.

Também fizeram parte da mesa o diretor da Escola de Contas do TCE, auditor Davi Dantas da Silva, a secretária interina da Regional em Vilhena, Valdelice dos Santos Nogueira, e o controlador da Prefeitura de Vilhena, Roberto Scarlecio Pires.

Encerrada a solenidade de abertura, o servidor Emmanuel Gomes, lotado na Regional do TCE em Vilhena, ministrou a palestra motivacional “O despertar para novos rumos”.

PROGRAMAÇÃO

O curso, que prossegue até esta quarta-feira (4), tem em sua programação a explanação sobre “Aperfeiçoamento e Operacionalização do Fundeb”, pela secretária da Regional, Valdelice Nogueira, e os “Pontos relevantes do tema Fundeb”, pelo técnico da Escola de Contas, José Uchôa de Lima. O tema “Responsabilidades dos membros do Fundeb” será abordado pela promotora Yara Travalon, no último dia do curso.

Fonte: Ascom TCE
 

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento