Terça-feira, 3 de agosto de 2010 - 08h24
Foi aberto, ontem (2), no auditório da sede da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO), na cidade de Vilhena, o curso de Aperfeiçoamento e Operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), destinado aos conselheiros e técnicos dos municípios que compõem o Fundo nos municípios do Cone Sul do Estado.
Durante a solenidade de abertura, o conselheiro vice-presidente do TCE, Valdivino Crispim de Souza, disse que o curso, o primeiro realizado pela Secretaria Regional, marca o início de um programa de capacitação que a unidade fiscalizadora desenvolverá para os jurisdicionados daquela região.
O conselheiro também falou da importância do papel dos conselheiros do Fundeb, cujo objetivo é o resgate do ensino no País. “Os senhores dão uma contribuição importantíssima para Rondônia e para o Brasil, promovendo a cidadania através de seus trabalhos”, salientou Crispim.
Em seu pronunciamento, o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, disse que os conselheiros do Fundeb, ao receber essa capacitação através da Escola de Contas do IEP, em conjunto com a Secretaria Regional em Vilhena, demonstram o compromisso social assumido, aprimorando-se para desenvolver com maior eficiência o controle social por meio das suas atribuições.
Já a promotora de Justiça Yara Trovalon, que fez parte da mesa de abertura como representante do Ministério Público estadual no município de Vilhena, afirmou que, sem o trabalho desenvolvido pelos conselheiros do Fundeb, seria difícil realizar o acompanhamento dos recursos destinados à educação, tanto por parte do Tribunal de Contas quanto do Ministério Público.
“Com a parceria dos conselheiros do Fundeb, que desenvolvem um trabalho voluntário, estamos dando a nossa contribuição para a transformação da nossa sociedade, que se inicia por um dos maiores direito do cidadão: a educação”, enfatizou Yara Travalon.
Também fizeram parte da mesa o diretor da Escola de Contas do TCE, auditor Davi Dantas da Silva, a secretária interina da Regional em Vilhena, Valdelice dos Santos Nogueira, e o controlador da Prefeitura de Vilhena, Roberto Scarlecio Pires.
Encerrada a solenidade de abertura, o servidor Emmanuel Gomes, lotado na Regional do TCE em Vilhena, ministrou a palestra motivacional “O despertar para novos rumos”.
PROGRAMAÇÃO
O curso, que prossegue até esta quarta-feira (4), tem em sua programação a explanação sobre “Aperfeiçoamento e Operacionalização do Fundeb”, pela secretária da Regional, Valdelice Nogueira, e os “Pontos relevantes do tema Fundeb”, pelo técnico da Escola de Contas, José Uchôa de Lima. O tema “Responsabilidades dos membros do Fundeb” será abordado pela promotora Yara Travalon, no último dia do curso.
Fonte: Ascom TCE
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos
A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia
O Carnaval 2026 contará com alterações nas linhas de ônibus que circulam pelas ruas de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança,

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho
Com o retorno das atividades escolares na rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretari

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)