Terça-feira, 6 de julho de 2010 - 15h41
Além das ações de fiscalização implementadas desde sua instalação, há pouco mais de um mês, a Secretaria Regional do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em Vilhena realiza, neste mês de julho, um trabalho de inspeção na frota de transporte escolar do município de Vilhena.
A fiscalização é fruto de parceria entre o TCE, por meio de sua unidade regional, o Ministério Público Estadual (MPE), por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Vilhena, cuja titular é a promotora Yara Travalon, o Corpo de Bombeiros e a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
De acordo com a secretária-regional do TCE, Valdelice Nogueira, durante o trabalho será feito um levantamento da condição de uso e conservação da frota, verificando, ainda, possíveis irregularidades, como uso inadequado do transporte escolar, e se os recursos liberados estão sendo aplicados de acordo com as exigências do Código de Trânsito Brasileiro, em relação ao tipo de veículo e aos itens de segurança necessários ao oferecimento de transporte escolar adequado.
O objetivo dos procedimentos, segundo Valdelice, é o de atestar a melhoria da qualidade do serviço de transporte escolar oferecido aos estudantes da rede pública de ensino, verificando as prestações de contas dos recursos destinados à contratação de serviços de transporte escolar pelo município.
CAPACITAÇÃO
Outra iniciativa da Secretaria Regional do TCE em Vilhena é a realização do primeiro curso de capacitação para conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no Cone Sul.
O treinamento será dado pela própria secretária-regional Valdelice Nogueira, com apoio da Escola de Contas do TCE, nos dias 2 a 4 de agosto, no auditório do prédio da unidade regional, em Vilhena.
A ideia de realizar a ação orientadora, segundo Valdelice, partiu do auditor Davi Dantas da Silva, diretor da Escola de Contas, e foi reforçada após a série de visitas feita pela equipe técnica da Secretaria Regional aos seis municípios sob sua jurisdição (Colorado do Oeste, Cabixi, Chupinguaia, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste e Cerejeiras).
“Nessas visitas, aproveitamos para divulgar os serviços oferecidos pela Regional e sanar dúvidas técnicas”, relatou a secretária-regional, que ouviu dos jurisdicionados comentários positivos a respeito da instalação da Regional do TCE no Cone Sul. “Os gestores ficaram satisfeitos tanto economicamente, pela redução de custos para os municípios, quanto estrategicamente, já que Vilhena é bem mais próximo do que Porto Velho”, frisou.
A Secretaria Regional realiza ainda, em conjunto com a 5ª Relatoria do TCE, uma auditoria ordinária nas contas da Prefeitura de Vilhena, relativa ao exercício de 2009 e ao primeiro quadrimestre (janeiro a abril) de 2010. O trabalho, iniciado na semana passada, é rotineiro na administração pública.
Fonte: Ascom TCE-RO
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho
Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho
O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários
O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)