Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Regional do TCE em Vilhena fiscaliza transporte escolar



Além das ações de fiscalização implementadas desde sua instalação, há pouco mais de um mês, a Secretaria Regional do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em Vilhena realiza, neste mês de julho, um trabalho de inspeção na frota de transporte escolar do município de Vilhena.

A fiscalização é fruto de parceria entre o TCE, por meio de sua unidade regional, o Ministério Público Estadual (MPE), por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Vilhena, cuja titular é a promotora Yara Travalon, o Corpo de Bombeiros e a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

De acordo com a secretária-regional do TCE, Valdelice Nogueira, durante o trabalho será feito um levantamento da condição de uso e conservação da frota, verificando, ainda, possíveis irregularidades, como uso inadequado do transporte escolar, e se os recursos liberados estão sendo aplicados de acordo com as exigências do Código de Trânsito Brasileiro, em relação ao tipo de veículo e aos itens de segurança necessários ao oferecimento de transporte escolar adequado.

O objetivo dos procedimentos, segundo Valdelice, é o de atestar a melhoria da qualidade do serviço de transporte escolar oferecido aos estudantes da rede pública de ensino, verificando as prestações de contas dos recursos destinados à contratação de serviços de transporte escolar pelo município.

CAPACITAÇÃO

Outra iniciativa da Secretaria Regional do TCE em Vilhena é a realização do primeiro curso de capacitação para conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no Cone Sul.

O treinamento será dado pela própria secretária-regional Valdelice Nogueira, com apoio da Escola de Contas do TCE, nos dias 2 a 4 de agosto, no auditório do prédio da unidade regional, em Vilhena.

A ideia de realizar a ação orientadora, segundo Valdelice, partiu do auditor Davi Dantas da Silva, diretor da Escola de Contas, e foi reforçada após a série de visitas feita pela equipe técnica da Secretaria Regional aos seis municípios sob sua jurisdição (Colorado do Oeste, Cabixi, Chupinguaia, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste e Cerejeiras).

“Nessas visitas, aproveitamos para divulgar os serviços oferecidos pela Regional e sanar dúvidas técnicas”, relatou a secretária-regional, que ouviu dos jurisdicionados comentários positivos a respeito da instalação da Regional do TCE no Cone Sul. “Os gestores ficaram satisfeitos tanto economicamente, pela redução de custos para os municípios, quanto estrategicamente, já que Vilhena é bem mais próximo do que Porto Velho”, frisou.

A Secretaria Regional realiza ainda, em conjunto com a 5ª Relatoria do TCE, uma auditoria ordinária nas contas da Prefeitura de Vilhena, relativa ao exercício de 2009 e ao primeiro quadrimestre (janeiro a abril) de 2010. O trabalho, iniciado na semana passada, é rotineiro na administração pública.

Fonte: Ascom TCE-RO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)