Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Reforma elétrica beneficiará 1,3 alunos


Os serviços de recuperação e adequação do sistema elétrico, do Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon de Ji-Paraná, deverá ser concluído no prazo de 10 dias, informa o Engenheiro elétrico José Wilson da Silva.

A substituição de toda a fiação, iluminação e tomadas das salas de aulas já foram concluídas. “Demos prioridade para realizar os serviços primeiro nas salas de aulas, agora estamos fazendo instalação do cabo principal para atender as demais salas administrativas, professores e diretores”, informou o engenheiro.

De acordo com a vice-diretora Cristina Paio, só foram necessário à suspensão das aulas por dois dias para a troca da fiação interna das salas. Durante todo o período de reforma foram colocadas três pessoas para fiscalizar as crianças no pátio e assim, evitar acidentes. O recreio também sofreram pequenas mudanças, já que estão sendo realizados por etapas, onde apenas duas salas por vez saem para merendar e depois retornam para sala, para facilitar o monitoramento dos alunos, todos os cuidados estão sendo tomados com os alunos para o bom andamento da obra, garantiu Cristina.

A obra tem causado algum desconforto, os alunos têm reclamado do calor, mas a mesma se fez necessária em prol de um beneficio muito maior, já que essa reforma vai assegurar o pleno funcionamento dos 30 equipamentos de ar-condicionado novos, explicou a vice- diretora.

De acordo com o secretário regional de governo em Ji-Paraná Romildo Pereira, o programa Eficiência Energética tem por objetivo garantir a qualidade da energia elétrica nas escolas e antecipa ainda, a reserva técnica de energia para que novas ampliações possam ocorrer ao longo dos próximos 20 anos.
A Secretaria regional ainda disponibilizou uma equipe de funcionários para dar sustentabilidade aos técnicos da SEDUC, e assim garantir o desenvolvimento dos serviços na escola.

“O procedimento já foi realizado na Gonçalves Dias e agora na Marechal Rondon, outras escolas de Ji-Paraná passarão pelo mesmo trabalho, mas estamos priorizando e resolvendo os locais mais críticos, as próximas escolas serão Beatriz Ferreira JK, São Francisco e a Jorge Teixeira no distrito de Nova Londrina,” esclarece Pereira.

Fonte: Daniela Vilar
 

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)