Quarta-feira, 5 de setembro de 2007 - 14h44
O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO) enalteceu à decisão do Ministério da Educação(MEC) que anunciou, na última semana, a construção de escolas técnicas federais em Ji-Paraná e Villhena, como parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que prevê também a transformação da atual Escola Técnica Federal de Rondônia.
O senador demonstrou sua satisfação com a proposta de governo federal em incluir nesta fase, a construção dessas duas escolas e adiantou que vai insistir para que os municípios de Buritis, Rolim de Moura, Cacoal e Ariquemes também sejam contemplados com as unidades descentralizadas da Escola Técnica Federal, que ficará sediada em Porto Velho.
Investimentos maciços na educação, na formação profissional e tecnológica dos jovens, permitiram, entre outras conseqüências notáveis, o salto econômico de vários países, afirmou Raupp ao ressaltar que o governo do presidente Lula com esta medida, retoma o processo de instalação de escolas técnicas e agrotécnicas federais no país, interrompido no governo de Fernando Henrique Cardoso.
O senador rondoniense acrescentou que fez inúmeros pronunciamentos da tribuna solicitando urgência na construção dessas escolas técnicas federais no estado, por entender que a exemplo de outros países, como Irlanda e Coréia do Sul, Rondônia deve investir na formação tecnológica e na educação básica como caminho para promover a revolução na educação.
Raupp acrescentou que o país, ainda, convive com um sistema educacional defasado, frágil e incapaz de responder aos desafios do mundo contemporâneo com professores pessimamente remunerados e sem o mínimo incentivo para o exercício de sua nobre missão.Houve um salto com a implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério(FUNDEF), principalmente em relação aos salário dos professores, mais ainda é preciso melhorar mais.
Concluindo, o senador rondoniense disse que o governo federal acerta quando decide construir escolas técnicas no estado de Rondônia que se prepara para receber outros investimentos, como a construção das Usinas de Santo Antônio e Jirau, o que vai demandar mão-de-obra qualificada.Os cursos a serem oferecidos, inicialmente, pelas unidades de Ji-Paraná e de Vilhena serão debatidos com a sociedade civil, em audiências públicas nos próximos 120 dias, ressaltou o senador, explicando que tem lutado para que o estado e o país tenham uma educação de qualidade e para todos.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades
O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)
Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul
Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)