Porto Velho (RO) segunda-feira, 10 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Raupp enaltece decisão do MEC em construir escolas técnicas federais em Ji-Paraná e Vilhena


O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO) enalteceu à decisão do Ministério da Educação(MEC) que anunciou, na última semana, a construção de escolas técnicas federais em Ji-Paraná e Villhena, como parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica,  que prevê  também a transformação da atual Escola Técnica Federal de Rondônia.

O senador demonstrou sua satisfação com a proposta de governo federal em incluir nesta fase,  a construção dessas duas escolas  e adiantou que vai insistir para que os municípios de Buritis, Rolim de Moura, Cacoal e  Ariquemes também sejam contemplados com as unidades descentralizadas  da Escola Técnica Federal, que ficará sediada  em Porto Velho.

“Investimentos maciços na educação, na formação profissional e tecnológica dos jovens, permitiram, entre outras conseqüências notáveis, o salto econômico de vários países”, afirmou Raupp ao ressaltar que o governo do presidente Lula com esta medida, retoma o processo de instalação de escolas técnicas e agrotécnicas federais no país, interrompido no governo de Fernando Henrique Cardoso.

O senador rondoniense acrescentou que fez inúmeros pronunciamentos da tribuna solicitando urgência na construção dessas escolas técnicas federais no estado,  por entender que a exemplo  de outros países, como Irlanda e Coréia do Sul, Rondônia  deve investir na formação tecnológica e na educação básica como caminho para promover a revolução na educação.

Raupp acrescentou que o país, ainda, convive com um sistema educacional defasado, frágil e incapaz de responder aos desafios do mundo contemporâneo com professores pessimamente remunerados e sem o mínimo incentivo para o exercício de sua nobre missão.”Houve um salto com a implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério(FUNDEF), principalmente em relação aos salário dos professores,  mais ainda é preciso melhorar mais”.

Concluindo, o senador rondoniense disse que o governo federal acerta quando decide construir escolas técnicas no estado de Rondônia que se prepara para receber outros investimentos, como a construção das Usinas de Santo Antônio e Jirau,  o que vai demandar  mão-de-obra qualificada.”Os cursos a serem oferecidos, inicialmente, pelas unidades de Ji-Paraná e de Vilhena  serão debatidos com a sociedade civil, em audiências públicas nos próximos 120 dias,” ressaltou o senador,  explicando que tem lutado para que o estado e o país tenham uma educação de qualidade e para todos.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Tarifa a R$1 no transporte coletiva começa a valer na segunda-feira (10)

Tarifa a R$1 no transporte coletiva começa a valer na segunda-feira (10)

No próximo domingo (9), encerra o prazo de gratuidade da tarifa no transporte coletivo em Porto Velho. A partir de segunda-feira (10), até o dia 9 de

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim  de Moura

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim de Moura

A Secretária Municipal de Assistência Social de Rolim de Moura (RO) Sandra Miranda, informou que as ações para chamar atenção da sociedade rolimoure

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

A mais antiga e prestigiada associação comercial de nosso estado, a Associação Comercial de Rondônia-ACR, fundada em 30 de setembro de 1928, sob o n

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

O Dia do Trabalhador esse ano é diferente para muitos dos servidores do município de Porto Velho. A pandemia da Covid-19 mudou a rotina para quem atua