Sábado, 25 de agosto de 2007 - 14h53
A criação de uma escola técnica federal em Porto Velho com unidades descentralizadas nos municípios de Ji-Paraná, Buritis, Rolim de Moura, Cacoal, Ariquemes e Vilhena foi defendida esta semana pelo líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO), durante pronunciamento feito da tribuna.
O líder peemedebista lembrou que atualmente, o estado conta com apenas uma escola técnica federal localizada, em Colorado do Oeste o que justifica a ampliação dessas unidades de ensino profissionalizante em todo o estado. Ele frisou que a exemplo de outros países, como a Irlanda e a Coréia do Sul, Rondônia deve investir na formação tecnológica e na educação básica como caminho para promover a revolução na educação.
“Investimentos maciços na educação, quase que integralmente centrados no nível básico e na formação profissional e tecnológica dos jovens, permitiram, entre outras conseqüências notáveis, o salto econômico de vários países”, afirmou Raupp ao ressaltar que espera que o governo do presidente Lula retorne o processo de instalação de escolas técnicas e agrotécnicas federais no país, interrompido no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Para o senador, o que precisa ser feito, independente de governos é que os dirigentes devem assumiram como dever intransferível e impostergável a tarefa de dotar seus povos de um sistema educacional vigoroso, competente, aberto a todos e comprometido com a construção de um futuro melhor.
Raupp acrescentou que o país, ainda, convive com um sistema educacional defasado, frágil e incapaz de responder aos desafios do mundo contemporâneo com professores pessimamente remunerados e sem o mínimo incentivo para o exercício de sua nobre missão.”Houve um salto com a implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério(FUNDEF), principalmente em relação aos salário dos professores, mais ainda é preciso melhorar mais”.
Concluindo, o senador rondoniense disse que o governo federal e o Brasil podem contar com sua adesão integral a esse esforço de dotar o país de uma educação de qualidade e para todos, frisando que não há outro caminho.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026
A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)