Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Raupp defende a criação de escolas técnicas em Rondônia


A criação de uma escola técnica federal em Porto Velho com unidades descentralizadas nos municípios de Ji-Paraná, Buritis, Rolim de Moura, Cacoal, Ariquemes e Vilhena foi defendida esta semana pelo líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO), durante pronunciamento feito da tribuna.

O líder peemedebista lembrou que atualmente, o estado conta com apenas uma escola técnica federal localizada, em Colorado do Oeste o que justifica a ampliação dessas unidades de ensino profissionalizante em todo o estado. Ele frisou que a exemplo de outros países, como a Irlanda e a Coréia do Sul, Rondônia deve investir na formação tecnológica e na educação básica como caminho para promover a revolução na educação.

“Investimentos maciços na educação, quase que integralmente centrados no nível básico e na formação profissional e tecnológica dos jovens, permitiram, entre outras conseqüências notáveis, o salto econômico de vários países”, afirmou Raupp ao ressaltar que espera que o governo do presidente Lula retorne o processo de instalação de escolas técnicas e agrotécnicas federais no país, interrompido no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Para o senador, o que precisa ser feito, independente de governos é que os dirigentes devem assumiram como dever intransferível e impostergável a tarefa de dotar seus povos de um sistema educacional vigoroso, competente, aberto a todos e comprometido com a construção de um futuro melhor.

Raupp acrescentou que o país, ainda, convive com um sistema educacional defasado, frágil e incapaz de responder aos desafios do mundo contemporâneo com professores pessimamente remunerados e sem o mínimo incentivo para o exercício de sua nobre missão.”Houve um salto com a implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério(FUNDEF), principalmente em relação aos salário dos professores, mais ainda é preciso melhorar mais”.

Concluindo, o senador rondoniense disse que o governo federal e o Brasil podem contar com sua adesão integral a esse esforço de dotar o país de uma educação de qualidade e para todos, frisando que não há outro caminho. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce