Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Raupp anuncia implantação da Escola Técnica de Cacoal durante audiência pública


 
Durante audiência pública ocorrida na manhã de hoje (28) no auditório da UNIR, em Cacoal, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) anunciou a implantação do Núcleo Avançado do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET/RO), que se destina a formação técnico-profissional dos jovens da cidade e região”. Além de apresentar o projeto criando a escola técnica de Cacoal, o senador já garantiu junto ao MEC recursos da ordem R$ 1 milhão para o funcionamento da instituição de ensino superior. Outros projetos foram apresentados pelo senador criando escolas técnicas nas cidades de Buritis, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Ariquemes e Vilhena.

Raupp lembrou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia chegou a Rondônia em um momento certo quando o estado recebe grandes investimentos do governo federal, como as usinas do Madeira e as obras do PAC, nas áreas de saneamento básico e rodovias.

“O propósito do IFET/RO e das unidades avançadas é atender as demandas colocadas por esse momento de transição socioeconômica e proporcionar a sociedade rondoniense formação educacional compatível com a realidade atual” revelou o senador.. A Unidade de ensino de Cacoal se insere neste contexto de qualificação profissional dos jovens rondonienses, lembrou Raupp.
.
O reitor do Instituto Federal de Educação, professor Raimundo Vicente Jimenez em discurso reconheceu a importância da unidade do IFET para Cacoal e fez na ocasião a apresentação do Plano de Expansão de Educação Profissional e Tecnológica do Governo Federal e do Projeto de Implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Já o prefeito Franco Vialetto (Padre Franco), em seu pronunciamento considerou o senador Valdir Raupp como “pai da escola técnica Auta Raupp”. “Acompanho o compromisso do senador e sei que não foi fácil, mas com as parcerias adquiridas ao longo do tempo, tem sido possível transformar o município de Cacoal em referência educacional”, disse o prefeito.

Para deputada federal Marinha Raupp, a presença maciça da comunidade na audiência demonstra que a sociedade tem se voltado para questões referentes à educação. Comentou sobre a audiência que terá em Brasília nesta terça-feira (29) com o ministro da Educação Fernando Haddad e reitores de universidades públicas federais, para discussão da PL 1746 (projeto de lei que cria cargos comissionados e funções gratificadas no âmbito do Ministério da Educação)

Na audiência pública também foi assinado o convênio entre o Instituto Federal e a Prefeitura de Cacoal para a implantação do Núcleo Avançado, que funcionará na Escola Municipal Auta Raupp. O prédio dessa unidade escolar foi doado ao Instituto Federal de Rondônia pela Prefeitura

Fonte: Ribamar Rodrigues

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos