Porto Velho (RO) domingo, 17 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Rainha da Cavalgada de Candeias vai ser coroada sábado


Candeias do Jamari vai realizar no próximo sábado (21), o Encontro das Comitivas e a escolha da Rainha da Cavalgada 2012, além de show com a dupla Isidoro e Paulinho, a partir das 20h, no Complexo Turístico Beira Rio Cultura. De acordo com a comissão organizadora, os jurados foram muito bem selecionados, sendo todos de Porto Velho. É o ponta pé inicial para a tradicional Cavalgada do Trabalhador que acontece no dia 29 de abril, com saída da Rodoviária e concentração das Comitivas no Espaço Alternativo da Prefeitura.

A cavalgada em Candeias foi realizada pela primeira vez em 1993, no dia 7 de Setembro, após o desfile da Pátria que era realizado pela manhã. Um grupo de amigos reunidos na casa da comerciante e pioneira da cidade Maria Bezerra, mais conhecida como dona Netinha, decidiram enfeitar os cavalos nas cores da Bandeira e desfilar pelas ruas. “Quando Lindomar Garçon foi eleito prefeito e tomou posse, decidiu fazer o desfile de 7 de Setembro a noite, então não dava para cavalgar neste período e decidimos mudar para o dia 1º de maio, em homenagem ao trabalhador”, explica Netinha.

A cavalgada começou com uma média de 10 cavaleiros e se transformou em um grande evento, fazendo parte atualmente do calendário oficial da Prefeitura de Candeias do Jamari.

Já estão cadastradas para se posicionarem no espaço reservado para fixação das tendas, as comitivas Os Veteranos, Os Federais, Fura Olho, Cavalos do Pica Pau, Espora Vermelha, Garanhões do Norte, Nois Inverga + Não Cai, Cawboys Por Acaso, L. F., Rio Branco, Wiskinão, Gela Guela (Ninguém é de Ninguém), As Brutas do Sertanejo e Pinga na Seringa.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Patrícia Miranda, o brilho maior da festa é por conta das comitivas, que são responsáveis pelo que vão oferecer para sua clientela que adquirirem a camiseta. “Para quem não tem comitiva, a Prefeitura vai disponibilizar trio elétrico com bandas, entre elas a atração nacional Dedin Gouveia e a participação especial de Isidoro e Paulinho”, explica Patrícia, frisando ser tudo organizado de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto aos órgãos governamentais e o Ministério Público do Estado.

Fonte: Marlene Mattos

Mais Sobre Municípios

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

O ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro de 2021 pel

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Moradores da zona Leste e imediações terão acesso a diversos serviços de cunho social em um só lugar e gratuitos. A Prefeitura de Porto Velho realiza,

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

A Prefeitura de Porto Velho entregou, no sábado (9), durante solenidade na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Areal da Florest