Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Rádio Farol é campeã da 15º Arraial Flor do Candeias



O grupo folclórico Rádio Farol, de Porto Velho, foi o vencedor do festival de quadrilhas do “15º Arraial Flor de Candeias”, que encerrou no último domingo. Com 450 pontos, o grupo da capital ficou a frente do Arrasta-Pé do Candeias, a quadrilha local, que contou com o apoio maciço da torcida.

Em terceiro lugar ficou a quadrilha do Juapp e em quarto a Girassol de Três Marias. Além das quatro primeiras colocadas também competiram no festival de quadrilha do Arraial Flor de Candeias os grupos folclóricos A Roça é Nossa, Rosa de Ouro, Arrasta-Pé de Matutos, Flor da Primavera, Mocidade Junina, Cabuletê e Matutos do Triâgulo

Como já acontece há mais de uma década, o evento repetiu o sucesso das edições anteriores. A estimativa da Prefeitura de Candeias do Jamari, organizadora do arraial, é de que nos 10 dias de festa mais de 35 mil pessoas, entre visitantes e moradores da cidade, passaram pelo local do evento.

Uma medidas adotada pela prefeitura este ano contribuiu para o sucesso da festa: a mudança de local. Até o ano passado o arraial era realizado no Espaço Alternativo, atrás da prefeitura. Como forma de incentivar o turismo local, este ano o arraial aconteceu no Complexo Turístico Beira-Rio Cultura, às margens do rio Candeias.

Satisfeito com a repercussão do evento, que consegue atrair milhares de pessoas de Porto Velho, a capital do Estado, o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, adiantou que a prefeitura não tem medido esforços para colocar mais recursos na cultura, principalmente no incentivo às manifestações populares, como as festas juninas.

Na sua avaliação, o evento é um ótimo negócio tanto para o aquecimento da economia local, como para o bem-estar social da população. É uma valorização que contribui para incentivar e desenvolver a economia, além de ser um compromisso com a sociedade.

“Por isso trabalhamos ativamente com vários projetos de incentivo para que as pessoas em Candeias do Jamari tenham acesso às diversas manifestações culturais do nosso estado”, enfatizou. E o otimismo do prefeito tem seus motivos.

Considerado o segundo maior evento folclórico-cultural de Rondônia, o Arraial Flor de Candeias, além das apresentações dos grupos folclóricos da capital e da própria cidade, reúne o que o município tem de melhor em comidas típicas e grupos de dança folclóricas, com apresentação de quadrilhas e bois-bumbás.

Segurança

Apesar do grande contingente de visitantes que “invadiram” a cidade nas 10 noites do Arraial Flor do Candeias, nenhuma ocorrência grave foi registrada pelo efetivo da Polícia Militar responsável pela segurança do público.

O patrulhamento ostensivo é feito pelos polícias do Quinto Batalhão de Porto Velho. Nos finais de semana o trabalho é feito por um efetivo de 40 soldados, enquanto que nos dias normais esse número é reduzido para pouco mais de 25 policiais militares.

“Mesmo com esse grande número de pessoas na cidade, não registramos até agora nenhum caso mais grave, o que nos garante trabalhar dentro da normalidade. Foi tudo tranqüilo”, confirmou sargento Fonseca, o comandante do batalhão em Candeias.

Fonte: Shyley Saíssem

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam