Segunda-feira, 8 de agosto de 2011 - 19h22
O grupo folclórico Rádio Farol, de Porto Velho, foi o vencedor do festival de quadrilhas do “15º Arraial Flor de Candeias”, que encerrou no último domingo. Com 450 pontos, o grupo da capital ficou a frente do Arrasta-Pé do Candeias, a quadrilha local, que contou com o apoio maciço da torcida.
Em terceiro lugar ficou a quadrilha do Juapp e em quarto a Girassol de Três Marias. Além das quatro primeiras colocadas também competiram no festival de quadrilha do Arraial Flor de Candeias os grupos folclóricos A Roça é Nossa, Rosa de Ouro, Arrasta-Pé de Matutos, Flor da Primavera, Mocidade Junina, Cabuletê e Matutos do Triâgulo
Como já acontece há mais de uma década, o evento repetiu o sucesso das edições anteriores. A estimativa da Prefeitura de Candeias do Jamari, organizadora do arraial, é de que nos 10 dias de festa mais de 35 mil pessoas, entre visitantes e moradores da cidade, passaram pelo local do evento.
Uma medidas adotada pela prefeitura este ano contribuiu para o sucesso da festa: a mudança de local. Até o ano passado o arraial era realizado no Espaço Alternativo, atrás da prefeitura. Como forma de incentivar o turismo local, este ano o arraial aconteceu no Complexo Turístico Beira-Rio Cultura, às margens do rio Candeias.
Satisfeito com a repercussão do evento, que consegue atrair milhares de pessoas de Porto Velho, a capital do Estado, o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, adiantou que a prefeitura não tem medido esforços para colocar mais recursos na cultura, principalmente no incentivo às manifestações populares, como as festas juninas.
Na sua avaliação, o evento é um ótimo negócio tanto para o aquecimento da economia local, como para o bem-estar social da população. É uma valorização que contribui para incentivar e desenvolver a economia, além de ser um compromisso com a sociedade.
“Por isso trabalhamos ativamente com vários projetos de incentivo para que as pessoas em Candeias do Jamari tenham acesso às diversas manifestações culturais do nosso estado”, enfatizou. E o otimismo do prefeito tem seus motivos.
Considerado o segundo maior evento folclórico-cultural de Rondônia, o Arraial Flor de Candeias, além das apresentações dos grupos folclóricos da capital e da própria cidade, reúne o que o município tem de melhor em comidas típicas e grupos de dança folclóricas, com apresentação de quadrilhas e bois-bumbás.
Segurança
Apesar do grande contingente de visitantes que “invadiram” a cidade nas 10 noites do Arraial Flor do Candeias, nenhuma ocorrência grave foi registrada pelo efetivo da Polícia Militar responsável pela segurança do público.
O patrulhamento ostensivo é feito pelos polícias do Quinto Batalhão de Porto Velho. Nos finais de semana o trabalho é feito por um efetivo de 40 soldados, enquanto que nos dias normais esse número é reduzido para pouco mais de 25 policiais militares.
“Mesmo com esse grande número de pessoas na cidade, não registramos até agora nenhum caso mais grave, o que nos garante trabalhar dentro da normalidade. Foi tudo tranqüilo”, confirmou sargento Fonseca, o comandante do batalhão em Candeias.
Fonte: Shyley Saíssem
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)