Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

PSOL Rondônia realizou o 2º Congresso Estadual e participará do Congresso Nacional



No último final de semana (24 e 25 de julho) se realizou em Porto Velho o 2º Congresso Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Rondônia. O Congresso tinha como objetivo discutir a conjuntura, planos de lutas, eleições 2010 e eleger delegados para o 2º Congresso Nacional que acontecerá em São Paulo nos dias 21 a 23 de agosto.  Na sexta-feira, 24, foi realizado o seminário a Crise do Capitalismo e Alternativa para o Socialismo que teve como palestrantes os professores Adilson Siqueira e Marcos Sussuarana. 

No sábado, 25, se discutiu a conjuntura política, eleições 2010, questões organizativas, eleições de delegações e abriu-se a campanha de filiação. Para o presidente da executiva estadual professor Adilson Siqueira 2º Congresso representou um momento importante para o PSOL, pois além de reunir delegações de vários municípios, proporcionou um debate de alto nível, o partido vem se consolidado no Estado, vem filiando pessoas dignas e comprometidas com as causas sociais, principalmente a dos mais carentes. “Ficamos muito felizes com a filiação em massas dos camaradas que saíram do PSTU e vieram para o P-SOL como ex-presidente Pimenta de Rondônia, do professor Claudiney Guedes e do médico Dr. Caon e sua esposa Jovelina. Alem de pessoas que honram como o empresário Jairo Guedes presidente do Moto Clube em Porto Velho, pessoas dessa natureza honram o PSOL e nos estimulam a continuar acreditando que é possível construir uma sociedade justa” diz o professor Adilson.

Para o tesoureiro da executiva estadual professor Francisco Marto, “o PSOL vem avançando, mas temos consciência dos grandes desafios, pois estamos formando um partido socialista, mas ao mesmo tempo temos muitas alegrias de poder filiar pessoas honestas e comprometidas com os mais humildes, e isso é que nos motiva em continuar acreditando na transformação para um mundo melhor que a substituição do sistema capitalista para o socialismo”.

Francisco Muniz, presidente do diretório municipal de Porto Velho, destaca dizendo: “estamos arregimentando forças para as eleições de 2010, o P-SOL está aberto à filiação daquelas pessoas que estão indignadas, mas que trazem no coração a esperança da transformação. Não aceitamos aqui aqueles que só pensam no partido como sigla de aluguel, o PSOL nasceu para resgatar a credibilidade no fazer política”.

Avaliando o 2º Congresso Estadual o professor de ciências política da UNIR Antonio Barbosa ressalta que os militantes do P-SOL têm a clareza de que a política se faz com compromisso com as causas mais nobres, como a luta pelo socialismo, mas que seja garantida a liberdade. “A diferença do P-SOL para outros partidos que trazem a sigla socialista é que não basta a teoria, faz-se necessário a prática com ações realmente transformadora”.

Pimenta de Rondônia recém filiado do PSOL destaca que esteve no Congresso de fundação do PSOL e que conhece a sua ideologia, “agora como filiado vou lutar para que possamos trazer para dentro do partido aquelas pessoas de bem que queiram realmente fazer política comprometida com as transformações, pessoas que acreditam nas mudanças”.

O momento mais emocionante do Congresso foi com a recepção dos novos filiados do partido em que houve uma demonstração de carinho por cada um dos que se filiavam. finalizou
 

Fonte: Marcio Martins/PSOL RO

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)