Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Psol apela ao procurador do MP para apurar denúncias contra prefeito de Ariquemes



O presidente do PSOL de Ariquemes, Antonio Everaldo Joca, candidato a prefeito daquele município, pediu apuração rápida ao procurador geral do Ministério Público, na terça-feira passada, em Porto Velho, a série de denúncias feitas por ele e outros cidadãos contra o prefeito Confúcio Moura (PMDB), candidato a reeleição.

Ele reclama que o MP em Ariquemes "tem-se manifestado favoravelmente ao então prefeito" e que tem sido obrigado a recorrer ao Poder Judiciário, com mandado de segurança, para obter informações e apurar denúncias feitas contra o prefeito.

Joca alega em sua petição ao procurador geral do MP, que há inúmeras denúncias feitas contra Confúcio, como uso abusivo de campanha publicitária com fins políticos, pedido de investigação em denúncia de fraude em licitação, compra de votos ainda das eleições municipais de 2004 e, que, sistematicamente, o prefeito tem-se negado a informar ou fornecer cópias de quantos servidores trabalham para o município e a que título, se efetivos, temporários ou comissionados.

"Inúmeras vezes temos procurado o MP em Ariquemes, mas ficamos sem resposta. Por conta de um mandado de segurança o prefeito tem cinco dias agora para nos dar essas informações. O que queremos e pedimos ao procurador é que apure em tempo hábil essas denúncias a fim de vê-las apuradas e esclarecidas", afirma Joca.

O presidente do PSOL alega ainda que Ariquemes "vive sob lei da mordaça" já que as denúncias encaminhadas ao MP não estariam sendo apuradas. "Por isso fomos a Porto Velho apelar diretamente para o procurador geral para que medidas sejam tomadas e, efetivamente, todo rol de denúncias, muitas delas pendentes ainda do processo eleitoral passado, sejam apuradas em tempo hábil. Nós, como cidadão e liderança política, cremos na força das instituições como o MP que tem todo o respeito para apurar denúncias que penalizam a administração, o erário e o munícipe, e aguardamos uma breve manifestação do procurador geral", disse o presidente do PSOL.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)