Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Projovem Trabalhador capacita 900 jovens em Ji-Paraná



O Superintendente do Trabalho e Emprego de Rondônia, Rodrigo Nogueira, participou na noite do último sábado (18), em Ji-Paraná (RO), no Ginásio de Esportes Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), da solenidade de entrega dos certificados aos mais de 900 formandos do Projovem Trabalhador. Os jovens estão qualificados para atuarem no mercado de trabalho da região

Estiveram presente no evento, que contou com cerca de três mil pessoas, o Prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM); o vice Prefeito, José Otônio Lima Silva (PSDB); o Senador Acir Gurgacz (PDT); o vereador Marcos Rogério (PDT) e a Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Reigota.

O Projovem Trabalhador é uma política de qualificação social e profissional do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e tem por objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.

O Projovem foi desenvolvido em Ji-Paraná pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), viabilizado por uma emenda do Senador Acir Gurgacz, via MTE, e com contrapartida da Prefeitura Municipal. Participaram desta edição do programa 1.000 (mil) jovens. Nove cursos foram disponibilizados pelo Projovem: telemática, vestuário, turismo, saúde, alimentação, agroestrativismo, administração, construção e reparo, e beleza e estética.

“Agradecemos a equipe da Superintendência Regional do Trabalho de Rondônia e o empenho do Senador Acir para trazer para Ji-Paraná o Projovem Trabalhador. O nosso município, que está em franco crescimento, necessita dessa mão de obra qualificada”, comentou o prefeito José de Abreu Bianco.

No último dia 14, a Semas, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP), realizou um jantar para mais de 100 empresários, onde o programa foi apresentado ao segmento empresarial do município. Segundo Sônia Reigota, uma das fases do Projovem é o trabalho de inserção desta mão de obra no mercado de trabalho.

“Não adianta profissionalizarmos sem auxiliar nesta inserção. Estamos muito agradecidos à ACIJIP, na pessoa do presidente Marcito Pinto, que nos auxiliou nesta fase do programa. Como resultado deste jantar já temos diversas empresas buscando por esses jovens para empregá-los”.

O Superintendente Rodrigo Nogueira, fez um breve relato sobre a história e a importância do Projovem Trabalhador e o empenho do ministro Carlos Lupi em tornar viável a aplicação dessa política de inserção dos jovens no mercado de trabalho; elogiou o ex-superintendente do Trabalho de Rondônia, Ruy Motta, pelo seu esforço de implantar o primeiro Projovem no Estado, bem como, agradeceu o empenho do Senador Acir Gurgacz para trazer programas do Ministério do Trabalho para Rondônia.

Fonte: Ascom/SRTE-RO


 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç