Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto sobre expansão do Cacau Clonal em Buritis



Durante o final de semana, na propriedade do produtor rural Antônio Vilarim, na Linha C-11, no projeto de Assentamento Santa Helena em Buritis, a Ceplac (Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira), realizou o Dia Especial sobre Cacau Clonal. Também ocorreu o lançamento do Programa de Expansão da Cacauicultura Brasileira com a presença do diretor nacional da Ceplac, Juvenal Maynat e autoridades regionais.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) participou do evento que reuniu centenas de agricultores e estudantes e programação com palestras sobre Financiamento, Crédito Rural, Gestão e Cacauicultura Tecnificada.

“O cacau é uma grande aposta para economia de Rondônia. Em junho a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou meu relatório do projeto, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade, que tem a intenção de melhorar a característica do cacau brasileiro, por meio de estímulo à produção, industrialização e comercialização do produto em categoria superior. Um incentivo a Rondônia que é um Estado produtor e que vem ganhando destaque no ranking nacional”, declarou Raupp.

“Esta é uma importante iniciativa para o desenvolvimento da nossa agricultura, em especial para o avanço da lavoura cacaueira em Rondônia”, comentou a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO).

Ainda em Buritis, Raupp e Marinha participaram do ‘Dia da Família na Escola, realizado pelo Senar em parceria coma Prefeitura de Buritis na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Tiradentes. Foi oferecido aos moradores do Marco 20, atendimento médico, com profissionais da saúde e higiene pessoal, realizando exames preventivos, consultas, teste rápido, cortes de cabelo, manicure e pedicure e diversas palestras.

“Um importante evento do Senar, que traz dignidade e respeito para esses moradores. A saúde é um dos anseios da sociedade, e nós vamos continuar, trabalhando e apoiando iniciativas que tragam de fato melhorias para a população”, disse Raupp.

Fonte: Rone Souza

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)