Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto Estradão ultrapassa a marca de mil quilômetros



O Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) iniciou o Projeto Estradão há cerca de um mês e já chega à marca de mais de mil quilômetros de estradas patroladas em todo Estado. Cada uma das dez Residências Regionais do DER executou cerca de 100 quilômetros de patrolamento.

No Projeto Estradão também estão inclusos os serviços de encascalhamento de 100% das estradas de responsabilidade do Estado a substituição de pontes de madeira por pontes e bueiros de concreto a abertura lateral das estradas, a sinalização das estradas (com os nomes das rodovias e linhas vicinais, indicando os próximos municípios), e a iluminação dos trevos estaduais. Os serviços de sinalização e a iluminação dos trevos serão executados por empresas contratadas.

O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, disse que na maioria das estradas as equipes do Departamento executam primeiro o patrolamento, o que já deixa as vias em melhores condições de trafegabilidade. “As motoniveladoras trabalham mais rápido do que os tratores de esteira e do que as pás carregadeiras. Em alguns trechos os tratores de esteira saem na frente para a abertura lateral e em outros locais as limpeza lateral é feita depois do patrolamento”, explicou Mosquini. Ele afirmou, ainda, que o governador Confúcio Moura tem acompanhando de perto as atividades do Estradão e que fez elogios às equipes do DER.

Mosquini explicou que o tempo de recuperação das estradas está mais demorado porque o serviço “é de qualidade. Ele citou o trabalho que está sendo feito na Estrada do Km 9, em Ji-Paraná, onde 600 famílias são beneficiadas diretamente. No local as máquinas fazem o patrolamento, encascalhamento e a limpeza lateral da estrada. Citou também o caso da RO-133, da RO-486 (Rodovia do Café) em Cacoal, até RO-288 (Linha 214), perto do distrito de Divinópolis, onde uma equipe do DER ficou quase dois dias para o deslocamento de duas pedras pesando cerca de 20 toneladas. “As pedras prejudicavam o patrolamento da via e a ponta de uma delas ficava para fora da pista, causando danos aos veículos”, detalhou.

O diretor garante que logo a população perceberá a qualidade do trabalho feito pelas equipes do Projeto Estradão. Destacou também que o inverno amazônico está chegando ao afim e que o Departamento poderá acelerar os trabalhos.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

A cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso, foi anunciada como uma das atrações na comemoração de 111 anos de criação do município de Po

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)