Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto Estradão ultrapassa a marca de mil quilômetros



O Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) iniciou o Projeto Estradão há cerca de um mês e já chega à marca de mais de mil quilômetros de estradas patroladas em todo Estado. Cada uma das dez Residências Regionais do DER executou cerca de 100 quilômetros de patrolamento.

No Projeto Estradão também estão inclusos os serviços de encascalhamento de 100% das estradas de responsabilidade do Estado a substituição de pontes de madeira por pontes e bueiros de concreto a abertura lateral das estradas, a sinalização das estradas (com os nomes das rodovias e linhas vicinais, indicando os próximos municípios), e a iluminação dos trevos estaduais. Os serviços de sinalização e a iluminação dos trevos serão executados por empresas contratadas.

O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, disse que na maioria das estradas as equipes do Departamento executam primeiro o patrolamento, o que já deixa as vias em melhores condições de trafegabilidade. “As motoniveladoras trabalham mais rápido do que os tratores de esteira e do que as pás carregadeiras. Em alguns trechos os tratores de esteira saem na frente para a abertura lateral e em outros locais as limpeza lateral é feita depois do patrolamento”, explicou Mosquini. Ele afirmou, ainda, que o governador Confúcio Moura tem acompanhando de perto as atividades do Estradão e que fez elogios às equipes do DER.

Mosquini explicou que o tempo de recuperação das estradas está mais demorado porque o serviço “é de qualidade. Ele citou o trabalho que está sendo feito na Estrada do Km 9, em Ji-Paraná, onde 600 famílias são beneficiadas diretamente. No local as máquinas fazem o patrolamento, encascalhamento e a limpeza lateral da estrada. Citou também o caso da RO-133, da RO-486 (Rodovia do Café) em Cacoal, até RO-288 (Linha 214), perto do distrito de Divinópolis, onde uma equipe do DER ficou quase dois dias para o deslocamento de duas pedras pesando cerca de 20 toneladas. “As pedras prejudicavam o patrolamento da via e a ponta de uma delas ficava para fora da pista, causando danos aos veículos”, detalhou.

O diretor garante que logo a população perceberá a qualidade do trabalho feito pelas equipes do Projeto Estradão. Destacou também que o inverno amazônico está chegando ao afim e que o Departamento poderá acelerar os trabalhos.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce