Quinta-feira, 19 de julho de 2018 - 13h59
Com auditório lotado, o diretor superintendente do Sebrae Rondônia, Valdemar Camata Junior lançou oficialmente o projeto Liderança para o desenvolvimento Regional (LIDER) em Ariquemes na noite de quarta-feira (19). Todas as ações a serem desenvolvidas serão pensadas para o desenvolvimento da região do Vale do Jamari, composta por 10 municípios. A iniciativa faz parte de um Programa Nacional, onde o Sebrae disponibiliza metodologia, além de apoiar a mobilização e realizar a integração de lideranças selecionados através de critérios próprios, com objetivos de elabora agendas regionais de desenvolvimento.
Camata lembrou a importância do desenvolvimento da liderança empreendedora para busca de soluções de problemas que atingem os municípios. “Municípios com líderes ativos e que pensam no bem do município conseguem se desenvolver com mais facilidade e conseguem superar as adversidades”, destacou.
O projeto LIDER tem metodologia própria, que será repassada aos participantes ao longo de oito encontros. As propostas vão subsidiar documentos a serem encaminhados aos gestores públicos, como forma de embasar uma cobrança formal. No decorrer dos encontros, outras alternativas para o desenvolvimento regional também serão apresentadas pelos participantes.
Para a analista técnica do Sebrae Maria Tereza Marangon, coordenadora estadual das ações do LIDER, a região do Vale do Jamari é a segunda a receber o projeto, que já foi lançado na região de Cacoal/Pimenta Bueno. “O objetivo é cobrir todo o estado e levar essas ações para todos os municípios de Rondônia, fazendo com que os líderes de cada cidade criem propostas e sugiram ações para melhorar a vida dos moradores de suas localidades” acrescentou.
REPERCUSSÃO
A proposta foi bem recebida pelos participantes do encontro. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes, Francisco Hidalgo Farina, destacou a necessidade urgente da sociedade civil organizada participar da construção de políticas públicas. “Esse projeto vem em boa hora, pois precisamos nos movimentar e criar um cenário favorável para o desenvolvimento de ideias e soluções para o desenvolvimento de nossas cidades”, destacou.
Empresários, gestores públicos e representantes do terceiro setor também participaram da reunião e saíram otimistas com as perspectivas de ajudar a construir políticas públicas de fomento aos municípios.
A coordenadora de um dos projetos LIDER do Sebrae de Minas Gerais, Fabiana Rodrigues Rocha apresentou o detalhamento das etapas bem como experiências exitosas do programa em sua região. Serão oito encontros regionais, cada momento com seus propósitos específicos, sempre trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos), a empresarial (empresários e entidades representativas) e estruturante (a sociedade civil organizada). O primeiro encontro será realizado em agosto, em data e local a serem definidos.
Para saber mais sobre as ações do Sebrae, acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. É possível também acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130 5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nas redes sociais.
Mutirão do governo de RO vai intensificar regularização do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho
Moradores do Bairro Costa e Silva, em Porto Velho, estão sendo beneficiados com atendimentos diários para obtenção do título definitivo de proprieda
Prefeito Léo Moraes combate o comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho
Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito de Porto Velho (RO), Léo Moraes (PODE), começou os trabalhos executivos no pátio do Comando Geral da Pol
O Projeto de Lei Complementar 1372/25, encaminhado pelo prefeito Léo Moraes, que regulamenta e institui a criação da Agência Reguladora dos Serviços
Projeto da Prefeitura de Porto Velho que cria a Guarda Municipal é aprovado
No início da tarde desta terça-feira (6), a Câmara de Vereadores de Porto Velho aprovou por maioria absoluta o projeto de Lei Complementar 1369/25,