Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 - 13h07
O projeto Arte de Todos em Jacy Paraná oferece cursos de teatro, ensino de música e violão, teatro de corpo e dança contemporânea além de cursos nas dependências de igrejas evangélica e católica. Além desses cursos existem os ‘relâmpagos’ voltados para donas de casa, de apenas uma semana: Decoupage em tecido, manicura, confecção de chinelos. No distrito, o projeto acontece desde o mês de março deste ano, o sucesso foi tão grande que no mês julho quando se encerrou as atividades do 1º semestre participavam 100 alunos, das modalidades disponíveis, hoje são cerca de 130 crianças e jovens.
A professora Arlene Bastos, coordenadora do projeto, explica que o Arte de Todos completa sete anos e que cerca de 5 mil pessoas já passaram pelas oficinas promovidas. “Os instrutores vão todas as terças-feiras e passam o dia todo dando cursos, é feito em parceria com as coordenações municipais de políticas públicas para a Juventude e Mulheres”, conta Leninha.
Gregório da Silva, diretor do Departamento de Artes da Fundação Iaripuna, disse que o Arte de Todos proporciona a cultura às comunidades de menos acesso dentro de uma proposta de políticas públicas para a cultura e formação de platéias. “Também damos a oportunidade aos artistas locais para ministrarem as aulas dos cursos, pois muitos não tem um emprego formal”, conta o diretor.
Nova Mutum
O projeto Arte de Todos também promove cursos de dança contemporânea, teatro e fanfarra para jovens da Vila de Nova Mutum Paraná.
Resultados
Participaram no mês de agosto 17 alunas que aprenderam a fazer desenhos artísticos em Unhas. Em outubro estão sendo atendidas 20 jovens e senhoras com o curso de Artesanato e Pintura em Tecidos.
Outro resultado importante segundo Gregório da Silva, é que os cursos de teatro e dança tem gerado frutos, e sido realmente uma opção para as novas gerações. “Hoje temos instrutores de teatro de dança que já foram alunos em dois mil e cinco”, conta.
Encerramento
Ate o dia 13 de dezembro serão encerradas as atividades no Distrito Jacy Paraná. No salão da Igreja Sagrado Coração.
Fonte: Rebeca Barca
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO
A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada
O Parque da Cidade vive uma transformação, pela primeira vez, o espaço destinado à alimentação recebeu atenção especial e ganhou o nome de Vila Natali

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister
Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)