Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 - 13h07
O projeto Arte de Todos em Jacy Paraná oferece cursos de teatro, ensino de música e violão, teatro de corpo e dança contemporânea além de cursos nas dependências de igrejas evangélica e católica. Além desses cursos existem os ‘relâmpagos’ voltados para donas de casa, de apenas uma semana: Decoupage em tecido, manicura, confecção de chinelos. No distrito, o projeto acontece desde o mês de março deste ano, o sucesso foi tão grande que no mês julho quando se encerrou as atividades do 1º semestre participavam 100 alunos, das modalidades disponíveis, hoje são cerca de 130 crianças e jovens.
A professora Arlene Bastos, coordenadora do projeto, explica que o Arte de Todos completa sete anos e que cerca de 5 mil pessoas já passaram pelas oficinas promovidas. “Os instrutores vão todas as terças-feiras e passam o dia todo dando cursos, é feito em parceria com as coordenações municipais de políticas públicas para a Juventude e Mulheres”, conta Leninha.
Gregório da Silva, diretor do Departamento de Artes da Fundação Iaripuna, disse que o Arte de Todos proporciona a cultura às comunidades de menos acesso dentro de uma proposta de políticas públicas para a cultura e formação de platéias. “Também damos a oportunidade aos artistas locais para ministrarem as aulas dos cursos, pois muitos não tem um emprego formal”, conta o diretor.
Nova Mutum
O projeto Arte de Todos também promove cursos de dança contemporânea, teatro e fanfarra para jovens da Vila de Nova Mutum Paraná.
Resultados
Participaram no mês de agosto 17 alunas que aprenderam a fazer desenhos artísticos em Unhas. Em outubro estão sendo atendidas 20 jovens e senhoras com o curso de Artesanato e Pintura em Tecidos.
Outro resultado importante segundo Gregório da Silva, é que os cursos de teatro e dança tem gerado frutos, e sido realmente uma opção para as novas gerações. “Hoje temos instrutores de teatro de dança que já foram alunos em dois mil e cinco”, conta.
Encerramento
Ate o dia 13 de dezembro serão encerradas as atividades no Distrito Jacy Paraná. No salão da Igreja Sagrado Coração.
Fonte: Rebeca Barca
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)