Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto argilas da bacia de P.Bueno é destaque durante III Encontro de Ceramistas



Mostrar um novo modelo para extração de argila e reduzir o impacto na várzea dos rios Pimenta Bueno e Machado. Esse é o objetivo da palestra ‘‘Argilas da Bacia Pimenta Bueno, Nova Perspectiva de Investimento’’, que será ministrada durante o III Encontro de Ceramistas da Indústria de Rondônia. O evento acontece em Cacoal nos dias 18 e 19 de junho e contará com a presença do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú.

O geólogo e palestrante João Marcelo Rodrigues de Castro irá apresentar um novo modelo para extração na reserva de argila, localizada nos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste. “A atual extração da argila é realizada na várzea do rio e traz ao meio ambiente como conseqüência, o impacto ambiental, que precisa ser reduzido através de alternativas para aquela região e população. Para evitar um desgaste da natureza de proporção maior, foi realizado o estudo em uma reserva nas áreas promissoras para exploração”, explicou.

De acordo ainda com Marcelo, os estudos visam reduzir o impacto na extração da argila ao meio ambiente, apresentando um novo modelo de exploração em áreas afastadas do rio, como em locais utilizados pela pecuária. “Áreas próximas aos rios e de proteção permanente não poderiam ser alteradas, sendo uma forma de evitar os impactos e ter que gerar alternativas para amenizar as alterações ambientais”, disse o geólogo.

Outro aspecto ressaltado pelo geólogo responsável é a respeito dos obstáculos para exploração dos títulos minerários, aonde o principal problema é quanto às áreas que possuem títulos para específica exploração mineral, impossibilitando a exploração de argila na localidade.

A indústria da cerâmica no Estado de Rondônia está em crescimento com a descoberta de novas reservas de argila, além de possuir um potencial de expansão ainda maior.

“Uma das possibilidades para expandir o mercado no estado seria a instalação de mais empresas do setor, para gerarem mais impostos e qualidade de vida para a população local”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO).

O III Encontro de Ceramistas da Indústria de Rondônia acontece no Cacoal Selva Hotel, nos dias 18 e 19 de junho. O encontro vai apresentar aos industriários da região, os potenciais e tecnologias do mercado, além dos estudos e projetos potenciais para a produção de cerâmica e a respeito da reserva de argila. Ainda durante o encontro, será distribuído a 1ª edição do livro Informe Mineral, resultado do projeto argilas da bacia de Pimenta Bueno, uma produção do geólogo João Marcelo Rodrigues de Castro.

Fonte: Ascom/FIERO
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam