Porto Velho (RO) domingo, 23 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Programa Terra Legal entrega títulos em Theobroma


Na manhã desta quarta-feira (16), o ex-ministro Roberto Mangabeira Ungir esteve em Theobroma, em uma solenidade de entrega de títulos de regularização fundiária, por meio do programa Terra Legal, iniciado no governo Lula, no qual Mangabeira foi um dos responsáveis por sua implantação.

Com o apoio do governo do Estado, antigos posseiros estão se tornando efetivos proprietários rurais, com o titulo definitivo de suas propriedades. “Rondônia esta a frente na regularização fundiária que começa acontecer de forma acelerada. A Amazônia não é apenas um conjunto de árvores e sim um conjunto de pessoas”.

Segundo o chefe do escritório da Regularização Fundiária, Francisco Sales Pinto, já foram entregues 203 títulos no Vale do Anari e 82 em Theobroma. A próxima cidade a receber a equipe será Cujubim na segunda-feira (21). Alguns que não receberam seus títulos é por que estava faltando documentos, por exemplo, documentos pessoais, medição errada enfim algumas pendências. Para estes casos, a equipe retornará em junho para finalizar todo o processo. “o programa Terra Legal já existe há três anos e nesse período entregou uma média de 500 títulos. Agora com parceria do governo do estado já foram entregues quase 300 títulos em menos de uma semana e com isso quem ganham são os posseiros”.

Na solenidade foram entregues simbolicamente títulos a quatro casais, que demonstraram a felicidade por ter conseguido de fato e de direito ser proprietários de suas terras. “Agora somos os verdadeiros donos da terra. Posso dormir tranquilo, graças a esse programa. Estou muito contente”, comemorou o agricultor Balbino Carmo Domingos, junto com sua esposa Julia Silva Domingos, moradores da linha C-50.

O presidente do Sindicato Rural de Theobroma, José Carlos, falou da satisfação de estar presente a entrega de títulos que vinham sonhando há muitos anos. “Quero que o senhor ex-ministro Mangabeira leve nosso sincero agradecimento a presidenta Dilma e ao governador Confúcio Moura pela legalização de nossas terras”.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil