Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Programa Terra Legal beneficia agricultores em Alto Paraíso


No início do mês de Agosto de 2010, deu-se início a uma parceria da Prefeitura do Município de Alto Paraíso e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Os órgãos realizaram o cadastramento de propriedades que pertencem a áreas de marcação, o cadastro aconteceu na Secretaria Municipal de Agricultura Industria Comercio e Turismo, contando com o apoio de técnicos do INCRA, parceria essa que começa a surtir resultados positivos aos agricultores.

Em cumprimento ao que determina o Decreto Lei Federal nº 11.956 de 26 de junho de 2009, que tem por objetivo legalizar as Terras não documentadas na Amazônia, foram cadastradas em Alto Paraíso cerca de duas mil e quinhentas (2,5 mil) propriedades, através do programa “Terra Legal”, do Governo Federal.

Agora em Dezembro, a secretaria de Agricultura está dando continuidade ao programa “Terra Legal”, administrado pela prefeitura, onde lotes que pertencem ao projeto Marechal Dutra, e que ainda não foram documentados serão documentados para aderir aos diversos programa que o Governo Federal disponibiliza.

O secretário de Agricultura Antônio Francisco, disse que com a implantação desse programa que resultará na legalização das áreas, mais agricultores estarão em dias com suas terras, para receber recursos seja do Governo Federal ou do Estado, disse. “Habilitados esses agricultores poderão ainda ser beneficiados com programas de incentivo da permanência do Homem no campo, disponibilizados pelo Ministério da Reforma Agrária”, concluiu Toninho.

Fonte:Mateus Andrade/Alto Paraíso

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

O Carnaval 2026 contará com alterações nas linhas de ônibus que circulam pelas ruas de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança,

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Com o retorno das atividades escolares na rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretari

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)