Terça-feira, 14 de abril de 2009 - 15h17
O município de Cacoal foi contemplado nesta segunda-feira, 13, com o curso de capacitação para o Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC). O programa visa à criação de ambientes sadios na comunidade, através da mobilização de pessoas de bem, principalmente nas escolas. Ao todo, 40 policiais do 4º Batalhão da PM/RO e 14 professores da rede pública de Cacoal serão os instrutores do programa no município. O curso acontece de 13 a 17 de abril, no auditório da Credicacoal.
No Brasil, o programa foi apresentado pela primeira vez na cidade de Bauru, em fevereiro de 1999, pelo Tenente Gerald Rudoff do Miami-Dade Police Department, durante um seminário sobre Polícia Comunitária promovido pelo Comando de Policiamento da Região de Bauru, e sugerido para ser desenvolvido em todas as escolas sob a coordenação da Polícia Militar, da Diretoria Regional de Ensino, diretores de escolas públicas e particulares.
O Brasil passou a ser o primeiro país da América Latina a adotar o programa, considerado como uma alternativa para conter o grave problema de drogas e violência existente em algumas escolas, inclusive ganhando prêmios de reconhecimento nos encontros internacionais do programa em seu país sede, os Estados Unidos da América.
Em Cacoal, segundo o Comandante do 4º Batalhão da PM/RO, Major Costa, o objetivo é conscientizar a comunidade através da educação, prevenindo a criminalidade e aproximando a PM junto à comunidade. O programa JCC pretende criar um movimento de liderança juvenil, disseminando boas ações comportamentais, alcançando um ambiente escolar livre do crime e da violência destacou.
A vice-prefeita, Raquel Carvalho, destacou que a semente plantada em solo fértil dará muitos frutos. Relacionou os altos índices de violência no município e enfatizou que a educação é o primeiro passo para mudar o comportamento de uma sociedade. Eu e o Prefeito Franco queremos parabenizar esta iniciativa e contribuir com eventos dessa natureza disse.
Participaram do lançamento do Programa, o Inspetor da PRF e Presidente do Conselho Municipal de Segurança de Cacoal, João Bosco Ribeiro, o delegado regional da Policia civil, doutor Fernando Oliveira, o secretario regional, Ademar de Oliveira, dentre outras autoridades da Policia Militar, Educação e Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal.
Fonte: Paulo Henrique Silva / DRT/RO 983
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)