Terça-feira, 14 de abril de 2009 - 15h17
O município de Cacoal foi contemplado nesta segunda-feira, 13, com o curso de capacitação para o Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC). O programa visa à criação de ambientes sadios na comunidade, através da mobilização de pessoas de bem, principalmente nas escolas. Ao todo, 40 policiais do 4º Batalhão da PM/RO e 14 professores da rede pública de Cacoal serão os instrutores do programa no município. O curso acontece de 13 a 17 de abril, no auditório da Credicacoal.
No Brasil, o programa foi apresentado pela primeira vez na cidade de Bauru, em fevereiro de 1999, pelo Tenente Gerald Rudoff do Miami-Dade Police Department, durante um seminário sobre Polícia Comunitária promovido pelo Comando de Policiamento da Região de Bauru, e sugerido para ser desenvolvido em todas as escolas sob a coordenação da Polícia Militar, da Diretoria Regional de Ensino, diretores de escolas públicas e particulares.
O Brasil passou a ser o primeiro país da América Latina a adotar o programa, considerado como uma alternativa para conter o grave problema de drogas e violência existente em algumas escolas, inclusive ganhando prêmios de reconhecimento nos encontros internacionais do programa em seu país sede, os Estados Unidos da América.
Em Cacoal, segundo o Comandante do 4º Batalhão da PM/RO, Major Costa, o objetivo é conscientizar a comunidade através da educação, prevenindo a criminalidade e aproximando a PM junto à comunidade. O programa JCC pretende criar um movimento de liderança juvenil, disseminando boas ações comportamentais, alcançando um ambiente escolar livre do crime e da violência destacou.
A vice-prefeita, Raquel Carvalho, destacou que a semente plantada em solo fértil dará muitos frutos. Relacionou os altos índices de violência no município e enfatizou que a educação é o primeiro passo para mudar o comportamento de uma sociedade. Eu e o Prefeito Franco queremos parabenizar esta iniciativa e contribuir com eventos dessa natureza disse.
Participaram do lançamento do Programa, o Inspetor da PRF e Presidente do Conselho Municipal de Segurança de Cacoal, João Bosco Ribeiro, o delegado regional da Policia civil, doutor Fernando Oliveira, o secretario regional, Ademar de Oliveira, dentre outras autoridades da Policia Militar, Educação e Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal.
Fonte: Paulo Henrique Silva / DRT/RO 983
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026
A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)