Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Programa 'Jovens Construindo a Cidadania' é lançado em Cacoal


 
O município de Cacoal foi contemplado nesta segunda-feira, 13, com o curso de capacitação para o Programa “Jovens Construindo a Cidadania” (JCC). O programa visa à criação de ambientes sadios na comunidade, através da mobilização de pessoas de bem, principalmente nas escolas. Ao todo, 40 policiais do 4º Batalhão da PM/RO e 14 professores da rede pública de Cacoal serão os instrutores do programa no município.  O curso acontece de 13 a 17 de abril, no auditório da Credicacoal.   

No Brasil, o programa foi apresentado pela primeira vez na cidade de Bauru, em fevereiro de 1999, pelo Tenente Gerald Rudoff do Miami-Dade Police Department, durante um seminário sobre Polícia Comunitária promovido pelo Comando de Policiamento da Região de Bauru, e sugerido para ser desenvolvido em todas as escolas sob a coordenação da Polícia Militar, da Diretoria Regional de Ensino, diretores de escolas públicas e particulares.

O Brasil passou a ser o primeiro país da América Latina a adotar o programa, considerado como uma alternativa para conter o grave problema de drogas e violência existente em algumas escolas, inclusive ganhando prêmios de reconhecimento nos encontros internacionais do programa em seu país sede, os Estados Unidos da América.

Em Cacoal, segundo o Comandante do 4º Batalhão da PM/RO, Major Costa, o objetivo é conscientizar a comunidade através da educação, prevenindo a criminalidade e aproximando a PM junto à comunidade. “O programa JCC pretende criar um movimento de liderança juvenil, disseminando boas ações comportamentais, alcançando um ambiente escolar livre do crime e da violência” destacou.

A vice-prefeita, Raquel Carvalho, destacou que a semente plantada em solo fértil dará muitos frutos. Relacionou os altos índices de violência no município e enfatizou que a educação é o primeiro passo para mudar o comportamento de uma sociedade. “Eu e o Prefeito Franco queremos parabenizar esta iniciativa e contribuir com eventos dessa natureza” disse.       

Participaram do lançamento do Programa, o Inspetor da PRF e Presidente do Conselho Municipal de Segurança de Cacoal, João Bosco Ribeiro, o delegado regional da Policia civil, doutor Fernando Oliveira, o secretario regional, Ademar de Oliveira, dentre outras autoridades da Policia Militar, Educação e Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal.     

Fonte: Paulo Henrique Silva / DRT/RO 983

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce